Votação aberta! Pela primeira vez, PBO terá um Atleta da Torcida feminino e um masculino
Premiação por voto popular fica aberta até 11/12, dia da cerimônia de gala do esporte olímpico brasileiro

Nesta edição, Prêmio Brasil Olímpico (PBO) terá categoria feminina e masculina para Atleta da Torcida. Os seis finalistas para Atleta da Torcida foram divididos em duas categorias, com três atletas em cada naipe. Desta terça-feira, 02, até a noite do dia 11, quinta-feira da semana que vem, o público poderá escolher quem foi o seu atleta mais querido este ano.
Concorrem na categoria feminina as atletas: Gabriela Guimarães (vôlei), Conjunto de Ginástica Rítmica e Flávia Saraiva (Ginástica Artística). Já na categoria masculina os finalistas foram: João Fonseca (Tênis), Hugo Calderano (Tênis de Mesa) e Alison dos Santos, o Piu (Atletismo).
Os atletas poderão receber votos pelo site do Comitê Olímpico do Brasil (COB) até a hora da premiação, que vai acontecer na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A votação está aberta no link: Comitê Olímpico do Brasil
Confira como foi o ano dos indicados:
Gabi Guimarães
Gabriela Guimarães é um dos principais nomes do vôlei mundial na atualidade. Capitã da seleção feminina e uma das maiores ponteiras de sua geração, ela foi um dos pilares do Time Brasil na conquista do bronze no Mundial de 2025, na Tailândia. Ainda na temporada 24/25, a ponteira brasileira foi destaque absoluto no clube Conegliano, conquistando todos os títulos possíveis na Itália.
Conjunto GR
Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha formam a equipe de Conjunto que conquistou o coração dos brasileiros ao som de “Evidências” em 2025. Elas fizeram história ao conquistar a primeira medalha da história em Mundiais, com a prata no conjunto geral em agosto desse ano, no Rio de Janeiro.
Flávia Saraiva
Flávia Saraiva é uma das maiores referências da ginástica artística brasileira, principalmente na trave. Em 2025, “Flavinha”, como é popularmente conhecida, brilhou na Copa do Mundo de Ginástica Artística realizada na Hungria, conquistando ouro na trave de equilíbrio. Já no Mundial de Jacarta, a ginasta ficou em quarto lugar da trave, sua melhor posição no aparelho em Mundiais.
Atleta da Torcida Masculino
Hugo Calderano
Hugo Calderano é o principal nome do tênis de mesa brasileiro. Em 2025, Calderano conquistou a Copa do Mundo de Tênis de Mesa, o primeiro atleta fora da Ásia ou Europa a alcançar o feito. No circuito mundial, ele se manteve em destaque e ganhou importantes títulos que renderam a terceira posição no ranking mundial, a melhor colocação histórica de um brasileiro no tênis de mesa.
João Fonseca
João Fonseca tornou-se uma referência no tênis masculino do Brasil em 2025. O tenista foi o brasileiro mais jovem a vencer um torneio ATP, o ATP250 de Buenos Aires, e logo depois o maior título da carreira: o ATP 500 de Basileia. Com o resultado, o Brasil voltou ao topo do circuito após mais de uma década e Fonseca alcançou o 24º lugar do ranking mundial, sua melhor colocação.
Alison Piu
Alison dos Santos, o “Piu”, é um dos maiores nomes do atletismo brasileiro e referência global nos 400m com barreiras. Esse ano, foi campeão da etapa de Eugene e prata na de Estocolmo, da Diamond League. No Mundial de Atletismo Tóquio, Piu mostrou que segue entre os melhores do mundo ao faturar a medalha de prata com seu melhor tempo do ano (46,68s).
Prêmio Brasil Olímpico
O Prêmio Brasil Olímpico (PBO) 2025 será realizado no dia 11 de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, reunindo os principais nomes do esporte nacional para celebrar conquistas, reconhecer talentos e inspirar novas gerações. Criado em 1999 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o PBO homenageia atletas, treinadores, equipes e personalidades que se destacaram durante a temporada.
A cerimônia contempla prêmios como Atleta do Ano (feminino e masculino), Treinador do Ano (individual e coletivo), Atleta da Torcida, Melhores Atletas em cada modalidade, entre outros. Até o momento, já foram divulgados os vencedores da Medalha Vanderlei Cordeiro de Lima - com os remadores do Quatro Sem do Pan de Assunção, os dois atletas destaques nos Jogos da Juventude 2025 e o Troféu Adhemar Ferreira da Silva que será entregue a Robert Scheidt.
Os premiados dos anos anteriores nas principais categorias podem ser conferidos aqui.












