COB participa de Audiência Pública na Câmara dos Deputados sobre a preparação para Milano-Cortina 2026
O Presidente do COB, Marco La Porta; a Secretária Nacional de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques; o presidente da CBDG, Emílio Strapasson; o presidente da CBDN, Anders Pettersson; e membros das Confederações de inverno estiveram presentes em Brasília para a reunião

Foto: Wagner Araújo @wagsphoto
O Comitê Olímpico do Brasil (COB), juntamente com o Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), foi convidado para participar de uma Audiência Pública na Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados, em Brasília, realizada em atenção ao requerimento número 137/2025, de autoria do deputado Douglas Viegas. O encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira, 03 de dezembro, e teve como foco acompanhar e debater a preparação da Delegação Brasileira para os Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026.
“É muito gratificante apresentar na Câmara dos Deputados o planejamento do Brasil para os Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026. Esta audiência é uma oportunidade de mostrar aos parlamentares como os recursos das Loterias sustentam, com transparência e eficiência, o trabalho realizado pelo COB e pelas Confederações de Neve e Gelo na preparação de nossos atletas. Desde o início da gestão, reforçamos nossa presença em Brasília, e é inspirador ver o crescente interesse da Comissão do Esporte em apoiar também o ciclo de inverno, fortalecendo nossa caminhada rumo a uma verdadeira Nação Esportiva”, disse Marco La Porta, presidente do COB.
Além do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco Antônio La Porta; participaram da Audiência a secretária nacional de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques; o presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), Emílio Strapasson; a vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos do Gelo, Diana Mendonça; o presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Anders Pettersson; e a presidente da Comissão de Atletas da CBDN, Bruna Moura.
"É uma honra poder falar para a Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados sobre a preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina. Estamos a pouco mais de dois meses dos Jogos, e a expectativa é a melhor possível. Os últimos resultados credenciam o Brasil à melhor participação da história das Olimpíadas de Inverno. Como presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, também ressalto o apoio do COB para que nossos atletas cheguem à Itália com a melhor estrutura possível", disse Emilio Strapasson, presidente da CBDG e chefe de missão da delegação brasileira nos Jogos.
Com as modalidades de neve e gelo em crescente evolução no Brasil, a audiência reforça o compromisso das entidades esportivas e do governo federal em promover um ciclo olímpico estruturado e eficiente para todas as partes envolvidas nos Jogos.
“As expectativas para esta edição dos Jogos são muito positivas, ter o apoio incondicional do COB permite à CBDN proporcionar aos nossos atletas a melhor estrutura possível. Nunca estivemos tão bem preparados”, avalia Anders Pettersson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).
Diana Mendonça aproveitou o espaço para deixar uma mensagem em nome dos atletas. “A evolução na governança e no profissionalismo das lideranças, assim como a transparência da CBDG e das demais entidades envolvidas com o Comitê Olímpico é evidente. Isso traz não só evolução para o esporte no país, como um incentivo para as próximas gerações de atletas e contribui para a reputação do Brasil no cenário olímpico”, afirma.
A audiência reuniu representantes das principais instituições responsáveis pelo desenvolvimento dos esportes de inverno no país, proporcionando um espaço de diálogo sobre planejamento, investimentos, desafios e expectativas para a participação brasileira na 10ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno.
“Temos chances reais de conquistar a primeira medalha olímpica de inverno do país e seguimos empenhados em oferecer a melhor estrutura possível para os nossos atletas!”, concluiu Marco La Porta, presidente do COB.
Sobre Milano-Cortina 2026
Os Jogos Olímpicos de Inverno serão realizados de 6 a 22 de fevereiro de 2026, marcando mais um capítulo na trajetória brasileira em competições de inverno. A expectativa é que delegação nacional reúna de 13 a 20 atletas em Milão-Cortina, na Itália.












