Logo
COB

Davi Souza de Lima, do atletismo, e Clarisse Vallim, do judô, são os destaques dos Jogos da Juventude CAIXA premiados no PBO 2025

Davi estabeleceu a melhor marca sub-18 no salto triplo no ano e a judoca faturou ouro na competição depois do título Mundial Cadete; delegações de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná também serão premiadas

Por Comitê Olímpico do Brasil

25 de nov, 2025 às 11:15 | 4min de leitura

Compartilhe via:

Fotos: Abelardo Mendes Jr/COB

O Prêmio Brasil Olímpico 2025 irá homenagear dois jovens talentos que brilharam nos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025: Davi Souza de Lima, do atletismo, e Clarisse Vallim, do judô, foram escolhidos os destaques da competição depois de grandes desempenhos. 
 
Davi Souza de Lima: salto para a glória 
 
O mato-grossense Davi Souza de Lima, de 17 anos, conquistou o ouro no salto triplo durante os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 com uma marca impressionante de 15,79 m, estabelecendo um novo recorde da competição e a melhor marca do mundo no ano até então. Com isso, assumiu a liderança do ranking mundial sub-18 da sua modalidade.  
 
Filho do velocista Vicente Lenílson, medalhista em Sydney 2000 e Pequim 2008, e de Maria Aparecida de Lima, que foi triplista olímpica, Davi já treina sob a orientação deles e vem construindo um caminho sólido no atletismo, com o bicampeonato da prova nos Jogos da Juventude.  
 
“Ser treinado por eles é um privilégio e uma grande inspiração. Meus pais sempre me incentivaram a construir minha própria história” 
 
Clarisse Rocha Vallim: ouro com visão olímpica 
 
A jovem judoca Clarisse Rocha Vallim, de apenas 14 anos, brilhou em sua estreia nos Jogos da Juventude CAIXA. Ela sagrou-se campeã na categoria até 70kg, vencendo todas as suas lutas por ippon, inclusive a decisão por estrangulamento contra a atleta do Paraná Valentina Demeterco.  
 
Antes do título na competição para atletas de até 17 anos, Clarisse já vinha em alta: ela foi campeã mundial cadete.  A curiosidade é que nos Jogos da Juventude ela foi observada de perto por um dos maiores nomes do Brasil na categoria, Maria Portela, atleta olímpica em Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020.  
 
Portela esteve ao lado de Clarisse no Mundial Cadete como técnica e nos Jogos da Juventude como observadora. 
 
“Meu sonho é ser campeã olímpica e mundial … acredito que estou nas mãos certas, porque [Portela] faz parte da minha evolução”, completou Clarisse.  
 
Destaques coletivos: delegações premiadas 
 
Além dos reconhecimentos individuais, o Prêmio Brasil Olímpico vai homenagear também as delegações que mais se destacaram nos Jogos da Juventude. São Paulo, campeão dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025; Rio de Janeiro, vice-campeão, e Paraná, terceiro colocado, serão os homenageados na cerimônia de gala do Movimento Olímpico brasileiro. 
 
O Prêmio Brasil Olímpico (PBO) 2025 será realizado no dia 11 de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, reunindo os principais nomes do esporte nacional para celebrar conquistas, reconhecer talentos e inspirar novas gerações. Criado em 1999 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o PBO homenageia atletas, treinadores, equipes e personalidades que se destacaram durante a temporada.  
 
A cerimônia contempla prêmios como Atleta do Ano (feminino e masculino), Treinador do Ano (individual e coletivo), Atleta da Torcida, Melhores Atletas em cada modalidade, entre outros. O único premiado anunciado até o momento é Robert Scheidt, que por sua contribuição ao esporte olímpico, receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva.  

 

Os premiados dos anos anteriores nas principais categorias podem ser conferidos aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS