Presidente Marco La Porta é homenageado no Ministério da Defesa e na Câmara dos Deputados
Mandatário do COB recebeu a medalha Order of Merit, do Conselho Internacional do Esporte Militar. Já na Comissão do Esporte, ele e Emanuel Rego receberam a honraria Manuel Tubino.

Wagner Araújo/COB
Presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta recebeu duas homenagens em Brasília nesta terça-feira, 2 de dezembro. Pela manhã, no Ministério da Defesa, La Porta recebeu a medalha CISM Order of Merit, uma das mais altas distinções concedidas pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), que reconhece a relevante contribuição ao esporte militar e aos valores de cooperação e ética.
"O lema do CISM, “Amizade através do esporte”, resume essa força transformadora. Em cada gesto de espírito esportivo reafirmamos que o esporte é uma linguagem universal capaz de aproximar povos, reduzir distâncias e construir soluções onde antes só havia conflitos. É um instrumento de paz. E o Brasil tem orgulho de ser um parceiro ativo no fortalecimento dessa missão. Agradeço profundamente ao CISM por esta indicação generosa. Recebo esta medalha em não apenas em meu nome, mas também em nome do Comitê Olímpico do Brasil, de nossos atletas e de todos aqueles que trabalham para que o esporte seja instrumento de desenvolvimento humano, uma fonte de disciplina, excelência e paz', agradeceu o Presidente.
À tarde Marco La Porta esteve na Câmara dos Deputados para ser homenageado pela Comissão do Esporte da Casa. O Presidente do COB e seu Diretor-Geral, Emanuel Rego, foram dois dos agraciados com a honraria Manoel José Gomes Tubino, outorgada a profissionais de educação física que se destacaram em 2025. Criada em 2015, esta honraria tem o nome do professor e pesquisador Manoel Tubino, que se dedicou à atividade física por mais de 40 anos e considerava o esporte como um dos fenômenos socioculturais mais importantes desde o final do século 20.
Marco La Porta se mostrou orgulhoso durante a cerimônia. "É com humildade e gratidão que recebo esta honraria, porque ela carrega o nome de um dos maiores pensadores do esporte e da atividade física no Brasil. Obrigado à Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. Esta Comissão tem papel decisivo na trajetória do esporte nacional, e este reconhecimento reforça mais uma vez a compreensão de que a educação física é pilar da saúde, da cidadania e da formação de atletas e de cidadãos no nosso caminho para nos tornarmos de fato uma Nação Esportiva", celebrou.












