Logo
COB

Curso Avançado de Gestão Esportiva, do COB, elege melhores trabalhos de marketing e gestão financeira da 14ª turma

Trabalhos da Confederação Brasileira de Futebol Americano e do Instituto Olímpico Brasileiro se destacaram durante o segundo módulo de atividades presenciais do CAGE, no Centro de Treinamento Time Brasil

Por Comitê Olímpico do Brasil

1 de dez, 2025 às 16:10 | 2min de leitura

Compartilhe via:

Foto: Alexandre Loureiro/ COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), realizou o segundo módulo de atividades presenciais da 14ª turma do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE) nos dias 24 a 28 de novembro. Entre atividades teóricas e práticas, o curso escolheu os dois melhores Estudos de Caso, um de marketing e outro de gestão financeira.


Entre os mais de 50 alunos que se reuniram no auditório do Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, Raquel Barros, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano, teve destaque com seu trabalho de marketing para aumentar a popularidade da modalidade no Brasil.
 

"Eu fiquei muito feliz com o meu trabalho ter sido escolhido como o melhor estudo de caso da gestão de marketing, porque é um trabalho que nós estamos desenvolvendo na confederação nesse ano para tentar fazer com que os fãs que consomem NFL e futebol americano, também queiram consumir e conhecer o futebol americano brasileiro. Com o direcionamento do professor Ivan, eu consegui apresentar um dos meus objetivos principais desse ano, que é tornar a marca do Brasil Onças, que são as minhas seleções nacionais, conhecidas em todo o Brasil e no mundo também", contou Raquel.

 

14 CAGE_Modulo 02_20251124-596.jpg
Foto: Alexandre Loureiro


Já em gestão financeira, o destaque ficou com Philipe Rabelo, do Instituto Olímpico Brasileiro. Em seu projeto, ele estudou a sustentabilidade do recurso financeiro do IOB como instituição.
 

"Eu fiquei bem surpreso com a escolha do meu trabalho e fico feliz de ter conseguido fazer um bom trabalho de gestão financeira. A ideia foi pensar um pouco sobre o uso do recurso, como é que a gente se posiciona com isso, como é que a gente busca novos patrocínios. Foi uma experiência interessante", disse Philipe.  
 

Com carga horária de 360 horas, o CAGE é reconhecido como uma das principais iniciativas de capacitação em gestão esportiva do país. O programa combina atividades presenciais e virtuais, desenvolvendo competências em liderança, governança e planejamento estratégico, sempre com foco no fortalecimento das organizações esportivas brasileiras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS