COB reúne delegações dos Jogos da Juventude para balanço da edição 2025
Diretoria do COB recebeu os representantes das federações no CT do Time Brasil, no Rio de Janeiro

Foto: Gabriel Augusto/COB
Nos dias 10 e 11 de dezembro, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu os representantes de cada federação no CT do Time Brasil, no Rio de Janeiro, para avaliar e debater os resultados e desafios da edição dos Jogos este ano. Realizado na capital federal em 2025, o evento teve um recorde de participantes, reunindo 5.704 pessoas sendo 4.700 atletas. Estiveram presentes no evento, a vice-presidente do COB Yane Marques, o diretor-geral do COB Emanuel Rego e a diretora de Comunicação Marketing e Valores Olímpicos do COB Manoela Penna.
“É um prazer enorme receber vocês no nosso CT. Esse momento de escuta e troca é fundamental para o COB, para aprendermos e construirmos juntos uma edição ainda melhor dos Jogos da Juventude no próximo ano. Nossa gestão tem tomado decisões a partir do diálogo com vocês, valorizando cada feedback e experiência compartilhada. Agradeço o esforço na formação das equipes estaduais e na entrega de uma delegação cada vez mais forte. As contribuições de vocês são essenciais para seguirmos oferecendo aos jovens atletas um evento à altura dos seus sonhos e trajetórias”, disse Yane Marques.
Já a diretora de Comunicação, Marketing e Valores Olímpicos do COB, Manoela Penna, que também assume a direção dos Jogos durante seu período de realização, ressaltou a integração do evento ao Movimento Olímpico.
“Estamos integrando cada vez mais o projeto ao ecossistema olímpico com ações concretas, como manter a realização do debriefing no CT, em um ambiente de troca, além do reconhecimento desse trabalho com a inclusão no Prêmio Brasil Olímpico. Nesta edição, organizamos uma nova ação de premiar atletas de destaque e os três melhores estados no ranking de medalhas no Prêmio, que é o nosso principal evento da comunidade do esporte olímpico brasileiro. Essas ações reforçam nosso compromisso de construir uma verdadeira nação esportiva, que vive o esporte desde a base até o alto rendimento”, disse Manoela Penna.
Durante a reunião, foram apresentados números de serviço de saúde, arbitragem, delegações, comissão técnica, estruturas e um panorama geral dos principais serviços dos Jogos. Daniel Santiago, Gerente-Geral dos Jogos da Juventude CAIXA, ressaltou o crescimento contínuo dos Jogos com destaque para a maior representação de escolas, de 2.142 em 2024 para 2.629 em 2025, e também a maior presença feminina como treinadoras, de 156 em 2024 para 236 em 2025.
“É muito gratificante ver este evento crescer a cada edição. O debriefing com os representantes das delegações é uma etapa fundamental do processo, quando ouvimos o que pode ser aprimorado, avaliamos o trabalho realizado e refletimos sobre os aprendizados da última edição. Nosso objetivo é seguir evoluindo e fazendo sempre o melhor pelo esporte olímpico brasileiro”, afirma Daniel.
A programação combinou momentos de avaliação, troca de experiências e planejamento. Foram apresentadas alternativas de melhorias contínuas; apresentação da cidade-sede 2025 pelo Subsecretário de Esportes do DF, Carlos Henrique Pontes; espaço para feedback; além de sessões sobre boas práticas, matriz de responsabilidades e próximos passos para 2026. No dia 11, os participantes mergulharam em análises técnicas, evolução das modalidades, seguidas de uma dinâmica de integração.












