Retrospectiva 2025: Fórum da CACOB focou na capacitação das comissões das confederações e reforçou protagonismo dos atletas
Encontro reuniu representantes de comissões de atletas para debater governança, políticas públicas e o fortalecimento da participação no esporte olímpico

VI Fórum da Comissão de Atletas do COB. Créditos: Alexandre Loureiro/ COB
O VI Fórum da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) consolidou 2025 como um marco no fortalecimento da participação dos atletas na governança esportiva. Realizado no Centro de Treinamento Time Brasil, o encontro reuniu mais de 60 representantes de comissões de atletas de confederações olímpicas ao longo de dois dias de debates voltados à governança, ao impacto social e às políticas públicas aplicadas ao esporte.
Com o tema “Fundamentos das Comissões”, o Fórum se firmou como um espaço estratégico de capacitação, especialmente para comissões recém-eleitas, ao promover não apenas a formação técnica, mas também a troca de experiências entre diferentes modalidades.
“O objetivo do evento foi capacitar as comissões em pilares que consideramos essenciais, principalmente porque muitas foram eleitas recentemente. Contamos com colaboradores do COB e convidados externos que trouxeram informações muito relevantes. A troca entre a CACOB e as comissões é sempre intensa e enriquecedora”, destacou Fernanda Nunes, presidente da CACOB.
Essa proposta se refletiu na programação, que abordou temas como transparência, compliance, saúde mental, comunicação, prestação de contas e o avanço do programa Esporte Seguro. Além disso, os participantes puderam conhecer mais de perto o funcionamento das diretorias do COB, ampliando a compreensão sobre os processos institucionais e fortalecendo o diálogo entre atletas e entidade. Nesse contexto, a troca entre as comissões reforçou a visão do atleta como agente ativo de transformação dentro das confederações.
“Temos muitos direitos, mas também muitos deveres que precisam ser entendidos e sistematizados para que possamos servir os atletas. Cada temática abordada no Fórum teve o intuito de capacitar e informar as comissões de confederações e, por consequência, os atletas”, complementou Rafael Baby, vice-presidente da CACOB.
A programação também incluiu a apresentação do planejamento do ciclo olímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028, conduzida pela Diretoria de Esportes do COB. A iniciativa reforçou o compromisso da entidade com a transparência, a participação das comissões e o alinhamento estratégico, ao detalhar processos como análise de performance, definição de metas esportivas e prestação de contas, elementos fundamentais para qualificar a atuação institucional das comissões e fortalecer o diálogo com as confederações.
“Estar juntos promove a integração de perto, permite ouvir as dores, o engajamento e as dificuldades das comissões. E que a cada ano a gente possa mudar a temática para as comissões ficarem cada vez mais capacitadas”, explicou Rafael Baby.
O Fórum foi finalizado com a mensagem de que o fortalecimento das comissões de atletas é essencial para o desenvolvimento sustentável do esporte brasileiro. Mais do que capacitar representantes, o encontro reforçou uma visão de futuro baseada em colaboração, integridade e participação ativa dos atletas nos processos decisórios.
Pensando na próxima edição, Fernanda Nunes destacou que, ao final do evento, foi aplicado um questionário de avaliação para coletar feedbacks e mapear os principais interesses das comissões. “Neste ano, desenvolvemos um checklist para acompanhar a saúde das comissões de atletas. Vamos usar essas informações para estruturar a próxima programação”, concluiu a presidente da CACOB.












