Comitê Olímpico do Brasil e Unicamp oferecem vagas no curso de Ciências do Esporte para atletas dos Jogos da Juventude
Pelo terceiro ano consecutivo jovens terão a chance de trilhar um caminho em que a academia e o pódio estejam juntos

Abelardo Mendes Jr/COB
Pelo terceiro ano consecutivo, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se unem para trabalhar em prol da capacitação do jovem atleta brasileiro. Até o dia 08 de janeiro de 2026, atletas medalhistas dos Jogos da Juventude poderão se candidatar a vagas para o curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. O curso funciona no campus II da universidade, localizado em Limeira.
“Esta iniciativa demonstra que os Jogos da Juventude vão muito além das competições esportivas, impactando positivamente não só na busca por performance esportiva, mas também na formação integral dos atletas participantes”, defende Daniel Santiago, Gerente dos Jogos da Juventude no COB.
Disponibilizar vagas para os atletas dos Jogos da Juventude em uma instituição tão renomada quanto a Unicamp é fundamental para que os Jogos da Juventude cumpram todos os seus objetivos, não só esportivos, mas integrando também com a área educacional do COB, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB).
“A parceria com a Unicamp é um marco importante para a consolidação da carreira dupla no Brasil, pois possibilita que nossos talentos não precisem escolher entre o pódio e o diploma. Ao integrar o alto rendimento à excelência acadêmica, construímos um futuro em que o esporte e a educação caminham lado a lado”, acredita Sebastian Pereira, Gerente Executivo de Educação e Fomento do COB e líder do IOB.
A oportunidade se dá através do programa “Vagas Olímpicas” da Unicamp, que também oferece oportunidades para os destaques em outras Olimpíadas do Conhecimento. A cada ano um novo edital será divulgado com novas vagas para os desportistas da competição organizada pelo COB. As inscrições e o edital para duas vagas abertas podem ser acessados através do site. Para se candidatar a uma das vagas, o aluno deve ter cumprido todo o Ensino Médio.
A união do esporte e da educação neste projeto pioneiro visa promover oportunidades para que os atletas conciliem suas carreiras esportivas com o estudo acadêmico. “Já ouvimos relatos de atletas que tiveram que escolher entre os estudos e os treinos. A gente não quer uma escolha. Queremos que o esporte caminhe junto com a educação. É uma proposta pioneira e inovadora, que mostra uma possibilidade de um futuro diferente da educação acompanhar o esporte não só na idade escolar, mas também no ensino universitário”, afirmou Leandro Mazzei, professor do curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp.
A Unicamp é uma universidade pública, portanto seus cursos são gratuitos, a partir dos acessos que os jovens participam (vestibular, Enem, etc.). Mas, para permanência adequada, a Unicamp possui diferentes tipos de apoio aos estudantes. Nesse sentido, outro passo importante da Unicamp na valorização do esporte foi a criação de uma Diretoria de Esporte, que em 2026 também oferecerá bolsas para alunos atletas e treinadores em desenvolvimento.
A parceria entre o COB e a Unicamp não se limita a esta ação. As instituições trabalharam em conjunto em outras ações como o Programa MIRA - Treinadoras, reforçando o compromisso de incentivar o esporte feminino e ampliar o número de treinadoras (e futuramente gestoras) no esporte de Alto Rendimento.
Todas as informações sobre o processo seletivo para as bolsas aos atletas dos Jogos da Juventude podem ser acessadas no edital.











