Retrospectiva 2025: COB realizou visitas técnicas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, Brisbane 2032 e Dakar 2026
Equipe de Jogos e Operações Internacionais desenvolveu planejamento estratégico para as competições

O ano de 2025 marcou um período de intenso planejamento e prospecção para a área de Jogos e Operações Internacionais do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Com foco no sucesso do Time Brasil nos próximos ciclos, a estratégia se consolidou com uma série de visitas técnicas cruciais às futuras sedes olímpicas, num olhar que se estende de 2026 até 2032. Foi assim que a equipe percorreu as principais instalações de Los Angeles, Brisbane e Dakar durante todo este ano.
Mapeamento Logístico para Los Angeles 2028
O principal foco da área se concentrou na preparação para os Jogos Olímpicos Los Angeles 2028. As missões técnicas, incluindo a participação no II Open Day da cidade anfitriã em setembro deste ano, foram essenciais para aprofundar o planejamento logístico e operacional. Além de estreitar os laços com o Comitê Organizador, o COB detalhou o planejamento em inspeções nas instalações esportivas e no entorno da Vila Olímpica e visitou Centros Esportivos e casas que possam vir a receber as operações de apoio aos atletas brasileiros durante os Jogos.
As regiões de Trestles, para o surfe, e Long Beach também foram visitadas com o objetivo de entender os melhores locais de acomodação e deslocamentos. Ao final de 2025, a reflexão é de que o Comitê está mais maduro no plano e nas ações que devem ser executadas nos próximos anos do ciclo. Tudo para que a operação esteja no nível dos atletas brasileiros nos Jogos de LA 2028.
Visão de Longo Prazo em Brisbane 2032
Demonstrando uma visão de longo prazo, a área de Jogos Internacionais incluiu Brisbane 2032 em seu itinerário de 2025. A antecipação nesta fase inicial é vital para que o Brasil compreenda as tendências de infraestrutura e as futuras exigências do Movimento Olímpico. Mesmo a 7 anos dos Jogos, a complexidade de realizar uma operação na Austrália, com um fuso horário de 13 horas de diferença para o Brasil, exige que as bases de apoio e aclimatação sejam fundamentais para a boa preparação aos atletas no momento da competição.
Neste sentido, o COB realizou visitas de inspeção a possíveis parceiros que possam receber a delegação brasileira para a aclimatação e também servir ao COB como base de operações na preparação da estrutura e dos serviços para os atletas do Brasil. A ideia é que contratos sejam assinados em 2026 para estabelecer essas parcerias e iniciar ações de contrapartida que envolverão a comunidade do local e brasileiros ao longo dos anos que antecedem os Jogos.
Outra ação importante da visita foi conhecer as principais cidades que vão receber os Jogos, que estarão espalhados em 3 principais sedes: Brisbane, Gold Coast e Sunshine Coast. Entender a dinâmica das cidades, o clima, as distâncias e as oportunidades que cada uma pode oferecer ajudou a guiar os próximos passos no desenho do que será oferecido pelo COB aos atletas brasileiros nos Jogos de Brisbane 2032.
Preparação da Base em Dakar 2026
Paralelamente, a preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026 foi intensificada. As visitas técnicas a Dakar foram cruciais para mapear as condições locais e garantir a melhor estrutura para os jovens atletas do Time Brasil. O objetivo é oferecer uma experiência internacional de excelência, fundamental para o desenvolvimento da base.
O COI e o Comitê Organizador dos Jogos realizaram em novembro de 2025 o Open Day para que representantes dos Comitês Olímpicos tivessem a oportunidade de visitar as instalações que vão receber os Jogos e entender e a realidade do local. A visita foi importante para mapear itinerários de viagem, entender a dinâmica da cidade, as opções de comércio local, o funcionamento do transporte público, opções de acomodação e vivenciar também o forte calor e a alta umidade de Dakar, um grande ponto de atenção para a equipe médica e operacional nos cuidados com a saúde dos atletas brasileiros.
Com todas as visitas realizadas pela equipe de Jogos e Operações Internacionais do COB neste ano, pode-se dizer que 2025 foi um ano de proatividade e planejamento meticuloso. A equipe segue pavimentando o caminho para o sucesso do Time Brasil em múltiplos fronts, do desenvolvimento da juventude à excelência em ciclos olímpicos futuros.












