Logo
Time Brasil

COB ajusta detalhes para Missão desafiadora em Milão-Cortina 2026

Estrutura descentralizada e novos equipamentos visam a oferecer melhores condições aos atletas

Por Comitê Olímpico do Brasil

21 de jul, 2025 às 09:25 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Marina Ziehe/COB

A exatos 200 dias para os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) está empenhado nos ajustes finais de uma missão que promete ser complexa. A distribuição geográfica dos Jogos - com Milão sediando os esportes de gelo e Cortina d'Ampezzo concentrando as disputas na neve -, a uma distância de 420 km uma da outra, impõe um desafio logístico considerável. Por isso, o COB decidiu descentralizar sua estrutura, dividindo-se entre as duas localidades.

"O Comitê Olímpico do Brasil tem por princípio trabalhar para que nossos atletas tenham as melhores condições de participação em Jogos Olímpicos, sejam eles de verão ou inverno", explica Jorge Bichara, Consultor de Esportes do COB.

Um dos principais focos do trabalho têm sido a análise das distâncias entre as bases de acomodação, treino e competição para minimizar ao máximo os deslocamentos durante o período de competição devido aos grandes desafios que as movimentações apresentam. Como nas regiões montanhosas as estradas são estreitas e com risco de gelo nos trajetos, a equipe do Time Brasil tem dedicado atenção especial à autossuficiência de cada base, proporcionando, apoio operacional, técnico-desportivo, serviços de saúde, equipamentos, materiais e acomodações necessárias.

Essa estratégia é o desfecho de um planejamento minucioso. Desde que a gestão do Presidente Marco La Porta assumiu o COB em 15 de janeiro de 2025, esforços conjuntos foram dedicados a garantir que a delegação do Time Brasil chegue à Itália com a melhor preparação possível. "Nesse sentido, estamos trabalhando em contato bem próximo com a CBDG [Confederação Brasileira de Desportos no Gelo] e a CBDN [Confederação Brasileira de Desportos na Neve] para entender como proporcionar aos atletas do Time Brasil em Milão-Cortina a melhor estrutura de preparação para que eles tenham uma performance de excelência", acrescenta Bichara.

A colaboração entre as entidades tem gerado resultados concretos. "Foi um trabalho construído em conjunto durante este ciclo, com o objetivo principal de performance nos Jogos Olímpicos", afirma Gabriel Karnas, Diretor-Executivo de Esportes da CBDG. "Com o bobsled, tivemos um apoio massivo do COB, principalmente com a aquisição de trenós para o 4-man e o 2-man. Viabilizar esses equipamentos já resultou no melhor resultado em campeonatos mundiais do bobsled, com o 13º lugar da equipe 4-man pilotada pelo Edson Bindilatti no último Mundial", celebra Gabriel.

Gustavo Haidar, COO e Superintendente Técnico da CBDN, corrobora a importância dessa parceria: "A CBDN vem trabalhando muito próxima ao COB, ao time técnico e de missões, para proporcionar a melhor estrutura possível para os atletas nos Jogos Olímpicos". Em um cenário de competição acirrada, Haidar acredita que a atenção aos detalhes pode ser o diferencial. "Sabemos que será um evento desafiador. Provavelmente teremos quebra de recorde de número de atletas em modalidades de neve, serão muitos locais de competições diferentes. Isso tem demandado um trabalho conjunto e afinado para que consigamos alcançar os melhores resultados possíveis", afirma.

Milão-Cortina 2026 marca a quarta vez que a Itália sedia os Jogos Olímpicos e a primeira vez na capital da moda. Os Jogos ocorrerão entre 6 e 22 de fevereiro de 2026. Esta edição deve reunir cerca de 3500 atletas de 93 países competindo por medalhas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS