Logo
COB

PBO: Diego Guimarães, do taekwondo, e Gianetti Bonfim, do atletismo, são reconhecidos como Melhores Treinadores do Ano

Técnicos foram responsáveis pela conquista de dois ouros para o Time Brasil em Mundiais este ano

Por Comitê Olímpico do Brasil

8 de dez, 2025 às 15:00 | 4min de leitura

Compartilhe via:

O Prêmio Brasil Olímpico 2025 vai homenagear dois treinadores do Time brasil que se destacaram este ano: Diego Guimarães, do taekwondo, e Gianetti Bonfim, do atletismo. A dupla foi responsável por treinar Henrique Marques e Caio Bonfim, respectivamente, atletas que conquistaram o lugar mais alto do pódio no Mundial de suas modalidades.



Conheça os premiados:

Gianetti Bonfim
Gianetti Bonfim é uma das principais referências do atletismo brasileiro, além de mãe e treinadora do marchador Caio Bonfim. Em 2025, o atleta foi campeão mundial de marcha atlética em Tóquio, no Japão. No Prêmio Brasil Olímpico, Caio concorre como Melhor Atleta do Ano



Advogada, Gianetti começou na marcha atlética com 29 anos e competiu em alto rendimento até os 40 anos, mas agora se dedica a treinar o seu filho. Junto de seu marido - e pai de Caio, João Sena, ela administra um clube de atletismo em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal. Ainda como atleta, Gianetti foi oito vezes campeã brasileira, recordista nacional, campeã ibero e sul-americana da modalidade.



“É uma honra, um prazer, me sinto imensamente feliz e honrada por estar recebendo esse prêmio. Estou me sentindo a pessoa mais importante do mundo. Quando via em outros prêmios os treinadores ganhando, sonhava um dia também estar ali. Eu que sou mulher e trabalho com a marcha atlética vou representar todas as mulheres do Brasil que, de alguma forma, têm de brigar muito mais que todo mundo para chegar aonde quer”, disse Gianetti.



Diego Guimarães
Diego Guimarães Ribeiro é treinador de taekwondo e um dos principais nomes da nova geração de técnicos brasileiros da modalidade. Em 2025, Diego foi responsável por treinar o atleta Henrique Marques, tetracampeão nacional e campeão Mundial em Wuxi, na China. O primeiro atleta homem a alcançar este título no Taekwondo. 



Treinador desde 2010, quando abriu uma academia no quintal de sua casa, em Itaboraí, Diego se destaca pelo trabalho desenvolvido junto a atletas de categorias de base e equipes nacionais, como Iris Tang Sing, a primeira brasileira a ser classificada e convocada na modalidade para as Olimpíadas de 2016. 



“Receber essa premiação me pegou de surpresa. Foi motivo de muita alegria e emoção. Sabia que tinha a chance, mas não achava que conseguiria ganhar. Eu nunca tinha sonhado em ganhar essa premiação, mas depois do campeonato mundial comecei a sonhar. Esse prêmio coroou o ano especial que o Taekwondo teve, de tantos resultados positivos, o melhor ano da história da modalidade a nível mundial. Então, é muito gratificante fazer parte dessa conquista”, disse Diego.



Prêmio Brasil Olímpico
O Prêmio Brasil Olímpico (PBO) 2025 será realizado no dia 11 de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, reunindo os principais nomes do esporte nacional para celebrar conquistas, reconhecer talentos e inspirar novas gerações. Criado em 1999 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o PBO homenageia atletas, treinadores, equipes e personalidades que se destacaram durante a temporada.  



Além de Gianetti e Diego, já foram divulgados os vencedores das categorias Medalha Vanderlei Cordeiro de Lima - com os remadores do Quatro Sem do Pan de Assunção, os dois atletas destaques nos Jogos da Juventude 2025 e o Troféu Adhemar Ferreira da Silva será entregue a Robert Scheidt. A cerimônia contempla ainda prêmios como Atleta do Ano (feminino e masculino), Melhores Atletas em cada modalidade, Atleta da Torcida – que está com votação aberta até o dia do evento, entre outros. 



Os premiados dos anos anteriores nas principais categorias podem ser conferidos aqui.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS