Mundial de Atletismo: veja quem são as principais esperanças de medalha para o Brasil
Competição começa nesta sexta-feira, em Eugene, nos Estados Unidos, e país chega com boas chances de pódio em modalidades diferentes

O Mundial de Atletismo começa nesta sexta-feira, 15, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos. Mais de 1900 atletas, de 192 países, lutarão pelas medalhas na competição mais importante deste ano.
Em toda a história, o Brasil chegou ao pódio 13 vezes. O único ouro veio com Fabiana Murer, em 2011, no salto com vara. O país ainda conquistou seis ouros e seis pratas.
Neste ano, o Time Brasil será representado por 52 atletas. E alguns deles chegam ao torneio como favoritos a estarem pelo menos no pódio. Confira quais são as principais esperanças de medalha para o país:
Alison dos Santos - 400m com barreiras
Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, Alison é a principal aposta de medalha para o Brasil na competição. Ele chega para o torneio não só como favorito ao pódio, mas também a conquistar o ouro.
Piu, como é conhecido, vem tendo um ano espetacular e é dono das quatro melhores marcas da temporada até agora, além de ter conquistado quatro etapas da Diamond League. A expectativa é grande para ele repetir o bom desempenho e trazer o ouro para o Brasil.
Darlan Romani - Arremesso de peso
É outro nome que vem tendo uma temporada muito boa e entra com possibilidades de medalha no Mundial. Apesar da forte concorrência, Darlan já chegou a ter marcas nesta temporada semelhantes ao que conseguiu para alcançar o quarto lugar nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Em março ele conquistou o Mundial Indoor, em Belgrado, na Sérvia, superando o americano Ryan Crouser, atual bicampeão olímpico, e alcançando a melhor marca da carreira (22,53m). A tendência é que brigue entre os primeiros colocados.
Thiago Braz - Salto com vara
Dono de duas medalhas olímpicas (ouro na Rio 2016 e bronze em Tóquio 2020), Thiago Braz vive ótimo momento, tanto que na última competição antes do Mundial ele conseguiu o melhor salto da carreira ao ar livre (assim como será nos Estados Unidos). Como de costume, o sueco Mondo Duplantis é favorito disparado ao ouro, mas Thiago tem possibilidades reais de conseguir um lugar no pódio.
Caio Bonfim - Marcha Atlética
A temporada tem sido excelente para o brasileiro. Ele foi ao pódio nas três provas internacionais que disputou em 2022. Medalhista de bronze no Mundial de 2017, Caio pode se aproveitar da ausência de grandes nomes da modalidade e conquistar mais um resultado expressivo na competição.
Daniel Nascimento - Maratona
Os ótimos resultados em 2022 colocaram Danielzinho definitivamente entre os melhores do mundo na modalidade. Aos 23 anos, ele chegou em terceiro lugar na Maratona de Seul, na Coreia do Sul, anotando o melhor tempo da história para um atleta que não nasceu no continente africano. Recordista sul-americano, ele vai para o Mundial como um dos favoritos a conquistar medalha.