Logo
Jogos da Juventude

Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 têm recorde de atletas

Ao todo, 4.700 jovens de todo o país vão competir em 20 modalidades esportivas entre os dias 10 e 25 de setembro na Capital Federal

Por Comitê Olímpico do Brasil

27 de ago, 2025 às 11:58 | 5 minutos de leitura

Compartilhe via:

Alexandre Loureiro/COB

Faltam duas semanas para os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 e a Capital Federal já sabe que será a anfitriã da maior edição do evento até hoje. Serão 4.700 atletas nas disputas das 20 modalidades esportivas entre os dias 10 e 25 de setembro – 2.331 homens e 2.369 mulheres. O maior número em toda a existência da competição neste formato.

“O recorde de atletas e modalidades alcançado nos Jogos da Juventude CAIXA não se traduz apenas em números, mas é a prova de que o Comitê Olímpico do Brasil está no caminho certo em sua missão de ser a plataforma que impulsiona os talentos da nova geração”, diz Manoela Penna, Diretora de Comunicação e Marketing do Comitê Olímpico do Brasil.

Com todas as 27 unidades da Federação confirmadas nas disputas, será uma verdadeira integração nacional em torno do esporte. “A marca de 4.700 atletas inscritos para esta edição histórica dos Jogos da Juventude reforça a grandeza do evento e a capacidade de Brasília em sediar competições de porte nacional. Este é um momento de celebração para a nossa cidade, que se consolida como a Capital do Esporte e demonstra, mais uma vez, seu compromisso com a valorização da juventude e do esporte brasileiro", comemora Renato Junqueira, Secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

A grandiosidade da competição se confirma em outros detalhes da operação. Além dos 4.700 atletas, serão 837 treinadores e 167 dirigentes num total de 5.704 inscritos. A realização dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 conta com mais de 40.000 diárias de hospedagem, cerca de 70.000 refeições, mais 13 caminhões de material. 

Além das competições esportivas, o evento será palco de ações de sustentabilidade, como coleta seletiva e ações de descarte; e ações de Esporte Seguro, uma iniciativa do COB que inclui um curso obrigatório para líderes e oficiais, sala privada para atendimento e plantão, além da abordagem do tema da Saúde Mental com a presença de especialistas.

“Ao valorizarmos os Jogos da Juventude, estamos construindo uma base sólida para o fomento de uma Nação Esportiva e garantindo que o esporte continue a transformar vidas e a inspirar o futuro do nosso país”, completa Manoela Penna.

Os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025

Os Jogos da Juventude CAIXA são reconhecidos como uma das principais portas de entrada para jovens talentos no esporte olímpico brasileiro. Diversos ídolos do esporte brasileiro também já participaram dos Jogos da Juventude CAIXA no início de suas carreiras, como como as campeãs olímpicas Beatriz Souza e Sarah Menezes, ambas do judô, e Duda Lisboa, do vôlei de praia; os medalhistas olímpicos Alison dos Santos “Piu”, Caio Bonfim e Rosângela Santos, do atletismo; Mayra Aguiar, William Lima e Larissa Pimenta, do judô; Fernando Scheffer, da natação; Ana Cristina Souza, Roberta Ratzke, Rosamaria Montibeller e Carolana, do vôlei; além de Rodrygo, jogador da seleção brasileira masculina de futebol e do Real Madri.

Nesta volta aonde tudo começou, já que o Distrito Federal foi a sede da primeira edição evento, em 2000, os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, organizado pelo COB com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, terão 20 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling. 

Os embaixadores confirmados até agora são Luisa Baptista para o triatlo; Rosângela Santos no atletismo; Bruninho no voleibol; Ketleyn Quadros no judô, Duda Amorim no handebol, Janeth Arcain no basquete, Giullia Penalber no wrestling, Guilherme Toldo na esgrima, Agatha Rippel no vôlei de praia, Luccas Abreu no tiro com arco e Fabiana Silva badminton. Fonte de inspiração para os jovens atletas, eles assistem competições, entregam medalhas, participam da Cerimônia de Abertura, de bate-papos e ações educativas e trocam experiências com os participantes seja nos locais de competição ou no Centro de Convivência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS