Logo
COB

Esporte CRIA apresenta a cerca de mil jovens cariocas carreiras ligadas ao universo esportivo

Evento apresenta um mapa de possibilidades para estudantes entre 15 e 18 anos, com a presença de profissionais de diversas áreas

Por Comitê Olímpico do Brasil

25 de ago, 2025 às 12:19 | 2 minutos de leitura

Compartilhe via:

O esporte é uma opção de vida com diversas possibilidades! Esta é uma das premissas do Esporte CRIA, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que apresenta a jovens em idade escolar as várias opções de profissões que se relacionam com o esporte, para além da carreira de atleta.

Nesta quarta-feira, dia 27, a partir das 13h, o COB apresentará o Esporte CRIA na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O encontro receberá cerca de mil estudantes de 10 escolas da rede pública estadual do Rio de Janeiro e de outras instituições parceiras, com idades entre 15 e 18 anos.

"Acreditamos que, ao unir educação, inspiração e oportunidades, estamos abrindo novos horizontes para uma geração que tem um potencial imenso. O Esporte CRIA é um reflexo do nosso compromisso em trabalhar pelo fomento de uma Nação Esportiva, valorizando não apenas o talento nas quadras e campos, mas também a inteligência e a dedicação de todos os profissionais que fazem o esporte acontecer", afirma Manoela Penna, Diretora de Comunicação e Marketing do COB.

A programação combina palestras, entrevistas, conteúdos audiovisuais e atividades interativas, proporcionando aos jovens contato direto com histórias reais de quem construiu sua trajetória profissional no universo esportivo.

Iniciativa do Transforma, programa de promoção dos Valores Olímpicos do COB que atua no ambiente escolar através da Educação Olímpica, o Esporte CRIA funciona como um mapa de possibilidades, ajudando a juventude a descobrir novas vocações e a acreditar em seu potencial. O encontro reforça a ideia de que talento não tem endereço fixo e que o esporte pode abrir portas para futuros brilhantes.

"A quarta edição do Esporte CRIA está sendo preparada com o mesmo carinho de sempre, agora em um formato ainda mais dinâmico e com novas profissões em destaque. O objetivo é que os mais de mil alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro deixem o evento com o horizonte profissional ampliado pelas inúmeras oportunidades que o esporte pode oferecer, destaca Carolina Araújo, Gerente de Cultura e Valores Olímpicos do COB.

E para tanto, o Esporte CRIA contará com diversas participações especiais. Como Fernando Nardini, jornalista ESPN e Grupo Disney; Laura Amaro, atleta olímpica de levantamento de peso; e Leandro Guilheiro (duas vezes medalhista olímpico no judô), que no evento falará como Matemático de formação - e como isso tem relação e aplicabilidade ao seu esporte.

No total, os jovens aprenderão sobre um amplo leque de profissões relacionadas ao esporte:

•    medicina do esporte, fisioterapia e nutrição esportiva
•    psicologia do esporte e massoterapia esportiva
•    direito desportivo e arbitragem
•    fotojornalismo esportivo, design e marketing
•    jornalismo, comunicação e gestão de mídias digitais
•    arquitetura esportiva
•    museologia e biblioteconomia

Uma boa amostragem de como este fascinante universo pode receber os mais diversos talentos. “A missão do COB é clara: mostrar aos jovens que o esporte oferece um universo de possibilidades que vai muito além da carreira de atleta”, resume Manoela Penna.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS