COB realiza formação com 140 educadores das redes parceiras do Rio de Janeiro
Professores das redes municipal, estadual e FIRJAN/SESI participaram do workshop “Sonhos Transformam I” no Parque Olímpico Maria Lenk
Créditos: Alexandre Loureiro/ COB
O Programa Transforma, projeto do Comitê Olímpico do Brasil, realizou nesta terça-feira, 26 de agosto, a segunda formação do ano para 140 educadores cariocas. O encontro "Sonhos Transformam I" foi realizado no auditório do Parque Maria Lenk, no Rio de Janeiro, em parceria com Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e FIRJAN/SESI.
A atividade faz parte da parceria contínua entre o COB e estas instituições de ensino, e tem como objetivo incentivar a integração dos valores olímpicos — amizade, respeito e excelência — aos conteúdos pedagógicos. Misturando teoria e prática, o evento mostra diversas opções de como o esporte olímpico pode ser abordado em diferentes disciplinas nas escolas.
"Participar desse projeto Transforma foi uma experiência de extrema importância. Essa vivência elucidou e muito as ideias que podem ser colocadas em sala de aula. Com certeza essa experiência será levada a todos os professores da minha escola para que isso possa se propagar para os alunos", afirma Eduardo de Paula Cordeiro, diretor adjunto e ex-professor de física na Escola Estadual São Domingo Sávio.
Além da formação para educadores, a parceria entre COB e a SEEDUC inclui ainda ações voltadas para os alunos. O Programa Transforma é um projeto do COB dedicado à promoção dos valores olímpicos e à valorização do esporte como ferramenta educativa, formativa e de transformação social.
Um dos principais eventos organizados pelo projeto é o “Esporte e Cria”, marcado para esta quarta-feira, 27 de agosto, também no Rio de Janeiro. A atividade será destinada a alunos do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental II, com foco na apresentação das múltiplas oportunidades de carreira no universo esportivo. A iniciativa busca ampliar horizontes e mostrar como o esporte pode ser um caminho profissional em áreas como jornalismo, gestão esportiva, comunicação, saúde, entre outras.