Logo
COB

Desafio COB de Startups, maior evento do tipo da América Latina, define 10 finalistas

O programa atraiu 163 propostas de projetos de todas as regiões do país; as finalistas receberão mentoria e se apresentarão na COB Expo

Por Comitê Olímpico do Brasil

27 de ago, 2025 às 16:28 | 4min de leitura

Compartilhe via:

O Desafio COB de Startups, uma parceria do COB com o Arena Hub, definiu os 10 finalistas do programa de inovação. FanBase, Kinology, Lexio, Mantis.AI, MyDose, Play For a Cause, Pro Soccer Tecnologia, Retize, Sensorial e Trashin foram as escolhidas entre as 163 sportechs de todas as regiões do Brasil inscritas e interessadas em fortalecer o ecossistema olímpico brasileiro. O programa é a maior ação do gênero na América Latina e o maior já realizado no mundo quanto a desafios de inovação promovidos por comitês olímpicos.

As iniciativas selecionadas vão passar por uma mentoria até a fase final da ação - uma apresentação especial durante a COB Expo 2025, a maior feira de esportes olímpicos da América Latina, de 24 a 28 de setembro, no Espaço Pro Magno, em São Paulo.

"Estamos extremamente satisfeitos com o resultado do Desafio COB de Startups. A alta adesão, com 163 inscrições, e a qualidade dos projetos, que apresentaram um alto grau de maturidade e experiência no setor, mostram que o ecossistema olímpico brasileiro tem um potencial enorme para inovar. Nosso objetivo com essa parceria com a Arena Hub não é apenas identificar: buscamos conectar, apoiar e impulsionar essas soluções, desde a performance humana até a sustentabilidade”, comemorou a Diretora de Comunicação e Marketing do COB, Manoela Penna.

O Desafio tem o objetivo de selecionar, apoiar e conectar startups que atuem com tecnologia, dados, impacto social, performance esportiva, engajamento de fãs e novos modelos de negócios. As startups apresentaram projetos dentro de seis áreas estratégicas:

  • Performance Humana: tecnologias para treino, recuperação, prevenção de lesões e gestão da performance de atletas;
  • Engajamento de Fãs: plataformas e experiências digitais que ampliem a conexão com o público;
  • Mídia e Conteúdo: novas formas de produção, distribuição e monetização de conteúdo esportivo;
  • Impacto Social e Sustentabilidade: iniciativas voltadas para inclusão, acessibilidade e responsabilidade ambiental;
  • Inteligência de Negócios: soluções baseadas em dados para tomada de decisão, digitalização e compliance; e
  • Patrocínio e Monetização: ferramentas para captação e ativação de patrocínios e novos modelos de financiamento.


A seleção foi feita com base em critérios como grau de inovação, maturidade da solução, capacidade de implementação, impacto no ecossistema esportivo e perfil da equipe. Como resultado, pôde-se constatar ao fim do processo que:

  • 82,8% das startups têm experiência prévia no setor esportivo.
  • 86,5% das equipes são diversas (gênero, raça, região).
  • 59% estão em estágios de Tração ou Operação, indicando alta maturidade de execução.


Em Impacto Social e Sustentabilidade, a proporção de startups já investidas é a mais alta entre todas as teses. Há um grupo relevante com faturamento acima de R$ 1 milhão, principalmente em Impacto Social e Inteligência de Negócios. O Sudeste concentra 46% das inscrições; também há presença internacional de brasileiros com suas operações no exterior (EUA e Reino Unido).

“A diversidade das equipes, das teses e o grau de maturidade das startups nos dão a certeza de que estaremos na COBExpo 2025 com projetos que não apenas transformarão o esporte, mas também terão impacto real e duradouro.”, afirmou Ricardo Mazzuca, CEO da Arena Hub.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS