Campeão olímpico Arthur Zanetti é anunciado embaixador do COI na prevenção da manipulação de competições
Iniciativa "Believe in Sport" é nova campanha do Comitê Olímpico Internacional para conscientizar os atletas e confederações

Foto: Christophe Moratal/COI
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira,10, dez atletas de diferentes modalidades como embaixadores da campanha Believe in Sport. Entre eles, está o ex-ginasta brasileiro e campeão olímpico, Arthur Zanneti. Com representantes dos cinco continentes, a campanha busca conscientizar atletas, membros das confederações e oficiais sobre a ameaça de manipulação da competição.
Todos os embaixadores passaram por um processo de seleção minucioso liderado pela Unidade do Movimento Olímpico do COI para a Prevenção da Manipulação de Competições (OM Unit PMC) em estreita colaboração com os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs), as Associações Continentais de CONs e federações internacionais, garantindo forte representação em todos os esportes e regiões.
"É uma honra me tornar embaixador do COI, fiquei muito feliz. Isso pra mim é uma conquista, acho que a gente leva o nome do Brasil um pouquinho mais além dentro do comitê, que é o órgão superior dentro do esporte olímpico. Então isso pra mim é muito gratificante", disse Zanetti, ouro em Londres 2012 e prata na Rio 2016 nas argolas.
Believe in Sport é a campanha educacional do COI que visa garantir uma competição esportiva justa, conscientizando e educando os atletas sobre os riscos e consequências da manipulação da competição. Os embaixadores vão apoiar os esforços da OM Unit PMC com objetivo de promover a integridade e o fair play no esporte; além de ter um papel ativo na divulgação de ativações e webinars em colaboração com as federações internacionais e os comitês nacionais.
"Ao colocar os atletas de elite no centro desta campanha, expandimos seu alcance e fortalecemos a luta contra a manipulação da competição", disse Friedrich Martens, chefe da unidade OM PMC. "Esses embaixadores fenomenais nos ajudarão a nos conectar diretamente com os atletas, desencadear discussões honestas e capacitar mais pessoas a proteger a competição justa onde é mais importante: no campo de jogo".
Junto de Zanetti, foram nomeados os seguintes atletas: Mark Fraser, atleta de hóquei no gelo do Canadá; Yura Min, da patinação artística da República da Coreia; Matelita Buadromo, nadador de Fiji; Jane-Anne Claxton, hóquei sobre a grama da Austrália; Esra Gümüş Kırıcı, jogadora de vôlei da Turquia; Kady Kanoute Tounkara, do basquete de Mali; Khotso Mokoena, do atletismo da África do Sul; e Ayako Rokkaku, do beisebol do Japão. Eles também concluíram um workshop de treinamento na Casa Olímpica em Lausanne, na Suíça.