Logo
Time Brasil

Wakeboard e maratona aquática conquistam medalhas nos Jogos Sul-Americanos de Praia 2019

Mariana Nep é prata e Marcelo Giardi, bronze na prova do esqui aquático e revezamento misto da maratona aquática conquista o segundo lugar

Por Comitê Olímpico do Brasil

18 de mar, 2019 às 15:53 | 6 min de leitura

Compartilhe via:

A segunda-feira, 18, foi boa para o Time Brasil nos Jogos Sul-americanos de Praia Rosário 2019. Com disputas de medalhas em apenas duas modalidades, os brasileiros conseguiram três pódios. No esqui aquático, Mariana Nep foi prata e Marcelo “Marreco” Giardi ficou com o bronze na prova de wakeboard. O revezamento misto de maratona aquática foi prata, apenas seis segundos atrás da Venezuela.

As disputas do wakeboard abriram o dia de disputas do Time Brasil. E Mariana Nep já garantiu logo uma prata com 42,67 pontos, atrás apenas da Argentina Maria de Armas (73). A terceira colocação ficou com a chilena Jacinta Bernales (33,22).

“Estou muito emocionada. Todas as meninas estavam muito nervosas e começaram a cair e pontuar com manobras mais de base para tentar se garantir. Eu comecei a passada e cai na terceira manobra. Consegui ter a frieza para realizar as manobras que eu precisava para estar no pódio. Quando estava acabando a participação, percebi que eu havia conquistado mais do que o bronze, fui para a prata e fiquei muito feliz com meu resultado, muito emocionada. Não tenho nem palavras para expressar o que estou sentindo. Foi demais”, disse Mariana.

No masculino, o experiente Marcelo Giardi, o Marreco, ficou com o bronze com 70,67 pontos. O argentino Kai Ditsch (87,56) foi o campeão, seguido do colombiano Jorge Rocha (74,78). Marreco tem história em competições do tipo: foi ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007 e prata nos de Guadalajara em 2011.

“Para mim, a competição foi muito legal. Os primeiros lugares estavam bem acirrados. Os três estavam com chance. Andei bem, só faltou alguma manobra para eu ganhar a prata, mas foi boa a minha passada e executei manobras bastante difíceis. Minha meta era a medalha, então ela foi alcançada. Como foi um preparativo para o Pan, estou muito feliz e animado para continuar treinando e chegar mais forte no Pan e conseguir uma medalha lá também”, disse Marreco. “Tenho 36 anos e ando de Wake há 22, mas todos os medalhistas são mais novos que eu. Então, ter o tempo de wake igual a idade do pessoal que estava competindo, é muito gratificante para mim!”.

Para fechar o dia de conquistas, o revezamento misto do Brasil, formado por Alexandre Finco, Arícia Peree, Bruce Almeida e Marina Amorim, garantiu a segunda colocação, com o tempo de 54:37. Com 54:31, a Venezuela ficou com o ouro e Argentina completou o pódio com 55:25. Essa foi a segunda medalha da maratona aquática em Rosário. No sábado, Arícia já havia conquistado o bronze na prova de 10km.

“Foi muito bom estar nos Jogos Sul-Americanos de Praia. Encerrar a minha participação com duas medalhas me deixa muito emocionada. Foi um prazer participar dessa competição, principalmente com os serviços que o Comitê Olímpico do Brasil está oferecendo para a gente. Agora é treinar mais para representar o país de novo”, disse Arícia.

Nesta segunda, o handebol de praia continuou no caminho de vitórias e garantiu a vaga nas semifinais tanto no masculino quanto no feminino. Entre os homens, mais duas vitórias: contra o Peru por 2 a 0 (18x12, 30x10) e contra a Venezuela também por 2 a 0 (25x22, 20x16). Neste domingo, eles já haviam vencido Colômbia e Peru também por 2 a 0. Na semifinal, enfrentam o Chile. No feminino, vitória por 2 a 0 (19x07, 21x18) sobre a Venezuela. Antes, elas haviam batido a Colômbia por 2 a 0 (14x06, 28x02). Em busca da vaga na final, a equipe enfrenta o Paraguai. Na vela, o Time Brasil participou das primeiras regatas na lagoa El Saco. O Brasil esteve representado nas classes laser com Ricardo Bittencourt; laser radial com Gabriella Kidd, RS:X com Brenno Francioli e Larissa Schenker; e snipe com Amanda Sento Sé e Martin Lowi.

O Time Brasil tem sete medalhas conquistadas. Ouro com Ana Patrícia/Rebecca no vôlei de praia; pratas com Mariana Nep no wakeboard e no revezamento misto de maratona aquática; e bronzes com Adrielson/Renato do vôlei de praia, Arícia Peree nos 10km da maratona aquática, Marcelo Giardi no wakeboard e Juliana Negrão no slalom do esqui aquático.

Nos próximos dias, a delegação ficará completa. Neste domingo, 17, chegaram à Argentina os jogadores da seleção de beach soccer. Já nesta terça, 19, é a vez dos atletas do tênis de praia e do stand-up paddle.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS