Comitiva da Caixa Econômica Federal visita o COB
Reuniões ao longo do dia debateram diversas ações conjuntas, com destaque para os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025

A sede do Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu, nesta quinta-feira 21 de agosto, a visita de um de seus maiores parceiros. Uma comitiva da Caixa Econômica Federal (CEF) esteve com o Diretor-Geral do COB, Emanuel Rego, além de se reunir com gerentes do Comitê para uma série de alinhamentos estratégicos entre as duas partes. De passagem pelo Rio de Janeiro para acompanhar o Mundial de Ginástica Rítmica, uma das modalidades que mais crescem no país e que também é patrocinada pela CEF, os executivos aproveitaram reencontrar colaboradores do COB.
"A nossa visita faz parte de uma rotina periódica de alinhar os pontos de uma parceria que já dura algum tempo. É um prazer ter o COB como um dos nossos grandes parceiros. O esporte olímpico hoje, para nós, é uma ferramenta não só de formação de cidadãos, mas também de poder retornar à sociedade um pouquinho do que a Caixa acredita, um pouquinho do que a Caixa valoriza: incentivar cada vez mais a prática a sua prática", afirmou Estevão Cezário, Superintendente de Patrocínio e Promoção da Caixa Econômica Federal.
Um dos assuntos da reunião, claro, foram os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, que vão se realizar entre 10 e 25 de setembro no Distrito Federal. "A expectativa está gigante. A gente estava brincando aqui hoje que não está nem dormindo. Faltam menos de 20 dias para o início e eu acho que é muito importante a gente poder realizar os Jogos da Juventude na Capital Federal, próximo da sede da Caixa também. Para nós, é uma honra poder participar desse projeto", elogiou Estevão.
Isso porque a Caixa Econômica Federal é uma grande parceira do Comitê Olímpico do Brasil no projeto de construção de uma Nação Esportiva. "Queremos fomentar o esporte por toda a população, pela juventude, para que eles tomem gosto, entendam o esporte como uma ferramenta de construção cidadã", defendeu Estevão. "A Caixa acredita que dos Jogos da Juventude sairão atletas que vão representar a gente nos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028 também. E estar junto do COB nos Jogos da Juventude em Brasília é a realização de um sonho e de um planejamento que a gente fez lá atrás e que agora está se materializando. Agora temos a grande oportunidade de poder o que o COB e a Caixa planejaram mais de 4 mil jovens", empolgou-se o Superintendente.
Mariana Raad, Gerente de Marketing e Eventos do COB e cicerone da visita da Comitiva da Caixa, corroborou as impressões de Estêvão. “Foi um prazer receber a equipe de Caixa e Loterias, nosso patrocinador master, aqui na nossa sede. Uma ótima oportunidade de conversar pessoalmente sobre ações importantes que estão por vir como, por exemplo, os Jogos da Juventude CAIXA, onde eles estarão presentes com diversas ativações, reforçando ainda mais a nossa parceria”, comemorou.
Os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025
Os Jogos da Juventude CAIXA são reconhecidos como uma das principais portas de entrada para jovens talentos no esporte olímpico brasileiro. Diversos ídolos do esporte brasileiro também já participaram dos Jogos da Juventude CAIXA no início de suas carreiras, como como as campeãs olímpicas Beatriz Souza e Sarah Menezes, ambas do judô, e Duda Lisboa, do vôlei de praia; os medalhistas olímpicos Alison dos Santos “Piu”, Caio Bonfim e Rosângela Santos, do atletismo; Mayra Aguiar, William Lima e Larissa Pimenta, do judô; Fernando Scheffer, da natação; Ana Cristina Souza, Roberta Ratzke, Rosamaria Montibeller e Carolana, do vôlei; além de Rodrygo, jogador da seleção brasileira masculina de futebol e do Real Madri.
Nesta volta aonde tudo começou, já que o Distrito Federal foi a sede da primeira edição evento, em 2000, os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, organizado pelo COB com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, terão 20 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.
Para se ter uma ideia da grandiosidade da competição, a operação para a realização dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 conta com mais de 40.000 diárias de hospedagem, cerca de 70.000 refeições, mais 13 caminhões de material. Além das competições esportivas, o evento será palco de ações de sustentabilidade, como coleta seletiva e ações de descarte; e ações de Esporte Seguro, uma iniciativa do COB que inclui um curso obrigatório para líderes e oficiais, sala privada para atendimento e plantão, além da abordagem do tema da Saúde Mental com a presença de especialistas.
Os embaixadores confirmados até agora são Luisa Baptista para o triatlo; Rosângela Santos no atletismo; Bruninho no voleibol; Ketleyn Quadros no judô, Duda Amorim no handebol, Janeth Arcain no basquete, Giullia Penalber no wrestling, Guilherme Toldo na esgrima, Agatha Rippel no vôlei de praia, Luccas Abreu no tiro com arco e Fabiana Silva badminton. Fonte de inspiração para os jovens atletas, eles assistem competições, entregam medalhas, participam da Cerimônia de Abertura, de bate-papos e ações educativas e trocam experiências com os participantes seja nos locais de competição ou no Centro de Convivência.