Presidente Marco La Porta e Diretor-Geral Emanuel Rego representam o COB no 3º Fórum Legislativo do Esporte
Na Câmara dos Deputados, em Brasília, comitiva do Comitê Olímpico do Brasil, que também contou com o Gerente-Executivo Sebastian Pereira, debateu caminhos para o futuro esportivo nacional

Riba do Cerrado/COB
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi um dos convidados do 3º Fórum Legislativo do Esporte, realizado pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 26 de novembro de 2025, em Brasília. Estiveram na Capital Federal o presidente do COB, Marco La Porta, o Diretor-Geral, Emanuel Rego, e o Gerente-Executivo de Educação e Fomento, Sebastian Pereira. O objetivo do Fórum foi debater políticas públicas e propostas legislativas para o setor esportivo, reunindo parlamentares, atletas, gestores e especialistas para abordar diversos aspectos do esporte nacional e conta com a participação de figuras importantes do setor.
Em uma série de painéis e debates ao longo do dia, a comitiva do COB trouxe a visão do Comitê sobre diferentes temas. O presidente Marco La Porta foi palestrante no painel “Esporte como política de Estado: atribuições para construir um Brasil esportivo”. Acompanhado pelo Deputado Federal Danrlei de Deus; Fernando Mezzadri, coordenador do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva; Fábio Araújo, Secretário Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte; e Raquel Franzim, Coordenadora-Geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação, Marco La Porta apresentou o trabalho exercido pelo Comitê Olímpico do Brasil, sua missão e governança, com especial menção ao controle de recursos públicos feito diuturnamente pela entidade.
Mas La Porta foi além. “Toda organização que toca de alguma maneira o movimento esportivo no Brasil tem que saber o seu papel e desempenhar a sua função da maneira correta. Só assim, junto com o nosso desempenho esportivo, nós seremos uma Nação Esportiva”, convidou. Por isso ele comemorou a presença de tantas entidades que contribuíram com ideias, relataram iniciativas e se colocaram à disposição do diálogo futuro. “Agradeço à Comissão do Esporte pela defesa do esporte. Esse fórum realmente é um ambiente de discussão muito produtivo. E fico muito feliz de ver que a mensagem da Nação Esportiva hoje é clara para todo mundo. Muitos aqui citaram e vejo que todos entendem que não seremos uma potência olímpica se antes não formos uma Nação Esportiva”, comentou.
Pela manhã, na abertura do evento, Emanuel Rego participou do debate sobre o tema “Ouvindo para transformar: experiências que constroem um futuro esportivo”, liderado pela deputada federal Laura Carneiro, presidente da Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados.
“Eu acredito que a nossa participação neste fórum mostra que cada um está fazendo o seu papel. Temos que pensar onde estamos e aonde queremos chegar. Acho que esta é a mensagem para criarmos uma Nação Esportiva.” Ele destacou a importância de o evento ser organizado pela Câmara Federal. “Agradeço a todos os deputados que fazem parte da bancada esportiva. Precisamos disso, temos realmente que construir uma bancada esportiva aqui no Congresso para que tenhamos mais força”, analisou Emanuel.
O último painel evento, com o tema “Construindo caminhos: propostas para o Brasil esportivo”, contou com a presença de Sebastian Pereira. Ele celebrou o dia de encontros e conversas. “Entendo que o 3º Fórum Legislativo do Esporte pode servir como peça-chave para consolidar o esporte como política pública nacional e fator integrador de educação, saúde e inclusão. É um espaço importante para alinhar papéis e metas, pactuar financiamento estável, fortalecer a governança baseada em dados e difundir protocolos técnicos na base escolar. Ao conectar a União e tantos entes, o fórum cria uma discussão para massificarmos a prática na educação, qualificarmos os caminhos do atleta e tornar o alto rendimento consequência de uma base forte e sustentável”, ponderou.
No fim do dia, a comitiva do COB foi convidada para um encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para tratar da PEC 44, que prevê que 3% do valor das emendas individuais de deputados e senadores sejam destinadas a programas e ações do esporte. Motta se mostrou favorável à instauração de uma comissão especial para análise do tema. A expectativa é que a medida possa gerar um investimento anual de aproximadamente R$ 750 milhões para o setor, sem a necessidade de aumentar impostos.












