Logo
COB

Poliana Okimoto será Chefe de Missão nos Jogos Sul-americanos da Juventude Panamá 2026

Medalhista nos Jogos Olímpicos Rio 2016, nadadora vai liderar delegação brasileira na Cidade do Panamá em abril

Por Comitê Olímpico do Brasil

19 de dez, 2025 às 10:00 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Poliana Okimoto será a Chefe de Missão da delegação brasileira nos Jogos Sul-americanos da Juventude Panamá 2026, que serão disputados de 12 a 25 de abril na Cidade do Panamá. Okimoto vai liderar uma delegação de cerca de 300 jovens representantes do Time Brasil. 

“Fiquei muito feliz e honrada com o convite para assumir o papel de Chefe de Missão nos Jogos Sul-americanos da Juventude. O esporte transformou a minha vida, e poder retribuir isso acompanhando de perto uma nova geração de atletas é um privilégio enorme. Encaro esse desafio com muita responsabilidade e entusiasmo”, disse Poliana Okimoto.

A vice-presidente do COB, Yane Marques, responsável por formalizar o convite, celebrou a escolha. "Fiquei tão feliz com o aceite de Poliana. É uma oportunidade que damos para ex-atletas que ainda vivem no mundo dos esportes e têm uma história de colaboração. Leandro Guilheiro, que faz parte da Comissão de Atletas, foi Chefe de Missão nos Jogos Pan-americanos Junior de Assunção e fez um trabalho incrível. A Poliana também foi da Comissão de Atletas e sempre se mostrou muito competente, disponível e preparada para os desafios", explicou a medalhista olímpica em Londres 2012.

Como atleta, Poliana sempre competiu provas mais longas, mas inicialmente na piscina. Quando as maratonas aquáticas passaram a integrar o programa dos principais eventos esportivos, a nadadora passou a competir em águas abertas. Disputou três Jogos Olímpicos, tendo conquistado o bronze justamente em sua última participação (Rio 2016). Foi ainda medalhista de prata nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e Guadalajara 2011, sempre nos 10km.  

Já fora das águas, Okimoto fez parte da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) no ciclo de Paris-2024. “Quero ajudar a criar um ambiente de cuidado, confiança e inspiração para que os atletas possam viver esse momento com excelência dentro e fora da competição”, disse Okimoto.

Yane Marques não tem dúvidas que isso acontecerá. "Poliana já está participando das reuniões, entendendo o escopo de trabalho, o que deve ser feito, conhecendo a equipe. Ao mesmo tempo, ela é um componente inspiracional: os jovens atletas vão poder olhar diariamente para uma medalhista olímpica. Estou feliz e estou segura", afirmou a vice-presidente do COB. “É um momento novo que a gente vive no Comitê Olímpico do Brasil, de dar oportunidade a essas experiências. Não tenho dúvidas que ex-atletas vão entregar tudo como Chefes de Missão”, concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS