Logo
Time Brasil

Nota de pesar: Walewska Moreira de Oliveira

Por Comitê Olímpico do Brasil

22 de set, 2023 às 03:08 | 2 min de leitura

Compartilhe via:

É com o mais profundo pesar que o Comitê Olímpico do Brasil lamenta a morte da campeã olímpica Walewska Moreira de Oliveira, aos 43 anos. Exemplo de respeito aos ideais olímpicos dentro e fora das quadras, a central, que conquistou o ouro nos Jogos Olímpico Pequim 2008 e o bronze em Sydney 2000, morreu na noite desta quinta-feira em São Paulo.

“Walewska fez história pela seleção brasileira feminina de vôlei e foi um ícone do Movimento Olímpico nacional. Sua morte, ainda tão jovem, nos deixa consternados. Em nome do COB, envio os mais sinceros sentimentos a sua família”, afirmou o Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley.

Walewska se aposentou ao fim da temporada 2021/2022, quando defendia o Praia Clube, de Uberlândia. Ao longo de sua vitoriosa carreira, que também foi marcada pelo ouro nos Jogos Pan-americanos Winnipeg 1999 sobre Cuba, também teve passagens pelo Osasco, pelo Minas Tênis Clube e por clubes do exterior.

O grande momento de sua trajetória se deu nos Jogos Olímpicos da China. Como titular de um esquadrão sob o comando de José Roberto Guimarães e que ainda tinha Sheilla, Fofão, as Fabis (central e líbero) e Paula Pequeno, entre outras craques, desfilou uma campanha invicta que teve seu auge na vitória por 3 sets a 1 sobre os Estados Unidos. Aquele foi o primeiro título olímpico do vôlei feminino brasileiro. 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS