Logo
COB

COB recebe Prêmio Transparência e Fiscalização Pública na Câmara dos Deputados

Presidente La Porta esteve presente na cerimônia acompanhado de ex-atletas como Nalbert e Agatha

Por Comitê Olímpico do Brasil

9 de dez, 2025 às 14:00 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Wagner Araújo/COB

O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta terça-feira, 09 de dezembro, o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública na Câmara dos Deputados, em Brasília. A homenagem prestada pela Mesa Diretora e pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Casa celebra personalidades e instituições reconhecidas por ações exemplares, trabalhos e projetos dedicados à boa gestão e fiscalização de recursos públicos no Brasil.

"É uma honra estar mais uma vez aqui, no Plenário da Câmara, para receber, em nome do Comitê Olímpico do Brasil, o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2025. O COB recebe este prêmio com humildade e senso de propósito. Sabemos que a confiança pública é conquistada. E só pode ser mantida com disciplina, transparência e compromisso com resultados", agradeceu Marco La Porta, presidente do COB.

Durante a solenidade estiveram presentes importantes atletas, com os medalhistas olímpicos Nalbert e Agatha Rippel, que celebrou a ocasião. "Estou muito orgulhosa de fazer parte dessa comitiva representando nossa classe. Acho que essa gestão, desde o início, sempre se preocupou em ter o atleta próximo e também com essa transparência. Então, este prêmio logo no final do primeiro é muito significativo. Celebra uma gestão de muita qualidade, transparente, que sempre buscou aplicar corretamente o recurso público", elogiou Agatha.

O COB foi o escolhido na categoria Sociedade Civil. o Prêmio incentiva o engajamento e a participação cidadã no controle dos recursos públicos, em franca harmonia com o espírito democrático da Constituição Brasileira. Durante a entrega do prêmio, o COB foi exaltado por  suas práticas de transparência e fiscalização no âmbito da governança pública, quando se destacaram três pilares:

1 - Criação do Programa GET – Gestão, Ética e Transparência.
2 - Gestão de Normativos do COB, fortalecendo da governança, dos processos e da transparência.
3 - Política de Descentralização de Recursos que impõem as regras de transparência e gestão dos recursos descentralizados pelo COB e Política de Orçamento Anual do COB e Confederações.

"Neste primeiro ano de nossa gestão revisamos procedimentos, reduzimos burocracia, simplificamos fluxos e modernizamos sistemas. Fizemos isso porque entendemos que transparência e agilidade precisam caminhar juntas. O COB sabe de sua responsabilidade enorme por receber recursos públicos e posso afirmar com tranquilidade que sabemos que esse dinheiro não pertence à entidade, mas à sociedade brasileira e aos atletas que representam o país com esforço, suor e dedicação", garantiu o presidente La Porta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS