O Comitê Olímpico do Brasil (COB) desembarcou essa semana em Teresina, capital do Piauí, para a realização do Estágio Internacional de Badminton da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). De 30 de maio a 5 de junho, os 36 alunos do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) trocarão experiências com a treinadora e consultora Jennifer Lee, que comandou a equipe do Canadá nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O país é a principal potência no continente e um dos melhores do mundo na modalidade.
A ABT é a iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do COB, para complementar a formação profissional de treinadores e treinadoras de alto rendimento e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.
“O treinador está na base do desenvolvimento esportivo. Onde eu tenho bons treinadores tenho bons resultados. Por isso que o processo de capacitação de treinador é tão relevante. A gente faz um investimento muito grande pelo COB, capacitando treinadores de diversas modalidades, com o objetivo de ter bons resultados. Esse programa de capacitação específico que está acontecendo agora em Teresina é para formar treinadores de badminton. Eles já estão num processo de capacitação desde 2020, num total de 800h, e esse é um momento de capacitação prática, onde eles estão tendo a oportunidade de estudar uma escola canadense sobre como implementar programas de desenvolvimento esportivo, sobre como identificar um jovem talentoso e como desenvolvê-lo até o alto rendimento”, afirmou Soraya Carvalho gerente do IOB.
O módulo de Estágio Internacional é um dos pontos altos da ABT, uma oportunidade para troca de experiências e informações com grandes treinadores mundiais, além de prover suporte teórico e prático para o desenvolvimento das modalidades.
“O curso é de grande valia para o badminton. Estou conhecendo bastante treinadores novos e estar aqui no Estágio Internacional com uma treinadora referência do Canadá, que é uma potência da modalidade nas Américas, está sendo fantástico. Não só para mim, mas para todos os treinadores que estão aqui e para o desenvolvimento da modalidade no nosso país. Estamos aprendendo coisas novas, técnicas e táticas, metodologias de desenvolvimento que ela tem passado para a gente. Então, acredito que futuramente vai dar bons frutos para o badminton nacional”, afirmou a atleta olímpica Fabiana Silva, que está em fase de transição de carreira para se tornar treinadora.
“Para mim está sendo de extrema importância fazer o curso da ABT, pois estou aprendendo uma série de coisas novas. Tenho larga experiência como atleta, mas para minha fase atual de transição está sendo essencial. Estou aprendendo do desenvolvimento ao alto rendimento e acredito que isso vai dar uma alavancada na minha carreira como treinadora”, destacou Fabiana.
Depois de dois anos sem atividades presenciais em virtude da pandemia, este é o segundo estágio internacional promovido pelo COB em 2022. No início do mês, a turma da natação teve um produtivo encontro com o também canadense Tom Johnson, responsável por levar atletas a 10 edições de Jogos Olímpicos e a 14 de Campeonatos Mundiais.
Até o fim do ano, estão previstos mais cinco estágios internacionais, de quatro diferentes modalidades, ao redor do Brasil.