Carregando...
COB

Workshop de Desenvolvimento Esportivo do COB conclui primeiro módulo

Terceiro e último dia do evento promovido pela área de Desenvolvimento Esportivo do COB reúne palestrantes em mesa-redonda

Workshop de Desenvolvimento Esportivo do COB conclui primeiro módulo

O encerramento do primeiro Workshop de Desenvolvimento Esportivo, promovido pela área de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com o Instituto Olímpico Brasileiro e a Solidariedade Olímpica, abordou a  Contribuição das Life Skills (habilidades para vida) para o Desenvolvimento de Atletas e a Estruturação de Programas Esportivos para o Desenvolvimento de Habilidades Para a Vida. O evento, que teve como objetivo capacitar gestores, treinadores e demais profissionais envolvidos no desenvolvimento de jovens atletas, possibilitou a interação entre palestrantes e participantes durante os três dias do primeiro módulo.   

“Este projeto representa um importante marco para a área de Desenvolvimento Esportivo, demonstrando o quão relevante é este segmento para o Comitê Olímpico do Brasil. Por meio desse workshop debatemos temas essenciais para o desenvolvimento esportivo a longo prazo, aspecto fundamental no planejamento dos próximos ciclos olímpicos. Esta é uma das ações estruturantes que visam dar suporte às Confederações para se desenvolverem de forma sustentável e, com isso, fortalecer o esporte olímpico nacional. Foi uma grande satisfação promover a troca de conhecimento entre as 47 modalidades olímpicas, representadas por cerca de 170 participantes”, disse o gerente Executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito. 

Durante o primeiro módulo, que teve duração de três dias, os participantes foram apresentados à cases da Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf) e Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Na ocasião, todos puderam visualizar na prática o que havia sido abordado anteriormente. Foi um momento de troca de conhecimento entre as Confederações, que puderam compartilhar suas dúvidas, desafios e oportunidades. Já no encerramento, todos os palestrantes participaram de uma mesa-redonda, conduzida por Kenji Saito, em que foram abordados todos os assuntos desde o primeiro dia. 

Dentre os participantes, estiverem presentes cinco medalhistas olímpicos que atuam na gestão técnica das suas respectivas modalidades: Paulo André Jukoski da Silva “Paulão”, Helia de Souza “Fofão” e Mônica Rodrigues coordenadores técnicos das categorias de base da Confederação Brasileira de Voleibol, Natália Falavigna Silva, coordenadora técnica da Confederação Brasileira de Taekwondo e Adriana Santos, gerente de seleções da Confederação Brasileira de Basketball.

“O workshop, para mim, foi uma grande surpresa. Gostei bastante do conteúdo apresentado, palestrantes com palavras muito precisas e achei tudo muito organizado. Foram três dias de aprendizado, em que tivemos a oportunidade de trocar conhecimento com pessoas que mostraram uma visão mais moderna dos atletas hoje em dia. Achei muito importante ter vivido essa experiência e já estou ansiosas para os próximos módulos”, afirmou Fofão, coordenadora técnica das categorias de base feminina de voleibol.

O workshop é consequência do Diagnóstico de Gestão do Desenvolvimento Esportivo, projeto realizado anualmente pela área de Desenvolvimento Esportivo desde 2019 e que se mostrou uma ferramenta relevante para obtenção de informações sobre o nível de desenvolvimento das modalidades olímpicas. O resultado desse estudo vem sendo utilizado para auxiliar o processo de distribuição de recursos e investimentos da área nas modalidades olímpicas, norteando as estratégias elaboradas pelo COB e pelas Confederações em prol do esporte de base e de todo o complexo sistema de desenvolvimento esportivo.

As informações coletadas nos últimos dois anos revelam grande diversidade do panorama geral das modalidades. Alguns dos aspectos analisados serviram para o planejamento dos tópicos que serão abordados no I Workshop de Desenvolvimento Esportivo. O evento possui outros quatro módulos que serão ministrados até setembro.

Outras notícias + Lista completa