Com recorde de inscritos, COB realiza Encontro de Gestores das Confederações Brasileiras Olímpicas
Evento reúne cerca de 100 participantes no primeiro dia de capacitação, no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro

Encontro de Gestores das Confederações Brasileiras Olímpicas. Créditos: Alexandre Loureiro/COB
O XIV Encontro de Gestores das Confederações Brasileiras Olímpicas teve início nesta segunda-feira, 07, reunindo 36 organizações esportivas e diretorias do COB. O evento, promovido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), teve recorde de interessados nesta edição com 220 inscritos. A formação vai até o dia 11 de julho no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro.
O encontro é estruturado com atividades teórico-práticas para capacitar os participantes na utilização de ferramentas e recursos que envolvem a gestão e processos do COB. São apresentadas as melhores práticas de gestão do mercado e novidades do mercado esportivo. Tudo acompanhado de subsídios para o exercício das atividades administrativas diárias, visando otimizar, aperfeiçoar e alinhar informações.
“Toda nova gestão estabelece novos processos internos, pequenas e grandes modificações, e muito aprendizado também. Os temas aqui apresentados são importantes para o COB entender e procurar melhorar os seus procedimentos internos. Essa semana é uma oportunidade de tirar dúvidas, trocar informações com as Confederações e avançar visando melhorias no esporte olímpico nacional”, disse Jorge Bichara, consultor esportivo do COB.
A capacitação conta com a presença de 146 gestores que assistirão cerca de 20 palestras e mesas redondas ao longo da semana. Além disso, também foram inscritos oito membros da Comissão de Atletas do COB (CACOB) e cerca de 60 colaboradores do Comitê. O programa segue as premissas estabelecidas pela Solidariedade Olímpica Internacional, construído de forma conjunta e integrada com todas as diretorias e suas respectivas gerências, levando em conta as reais necessidades de capacitação do público-alvo.
“O Encontro de Gestores é uma troca intensa entre todos os gestores das confederações e os nossos gestores do Comitê Olímpico do Brasil. Com essa vivência, temos a certeza de que estamos no caminho certo para a construção de uma grande Nação Esportiva”, explicou Sebastian Pereira, Gerente Executivo de Educação, Fomento e Infraestrutura.

Como, por exemplo, o conhecimento do Planejamento Esportivo e Financeiro para o Ciclo 2025-2028. Ministrada pela gerente de Projetos Esportivos Especiais do COB, Mariana Mello, a palestra abriu a programação com destaque para a importância da descentralização do recurso para o desenvolvimento de cada esporte. “É muito importante passar e alinhar as informações sobre a revisão feita, que foi aprovada pelo Conselho Diretor e o Conselho de Administração, para que eles saibam onde eles têm que focar os investimentos e a energia para conseguir cada vez mais recursos para as suas modalidades”, afirmou Mariana Mello.
Com duração total de 30 horas, a programação conta ainda com workshops de Avaliação de Desempenho & Clima Organizacional e Lei de Incentivo ao Esporte, além de espaços dedicados a responder dúvidas frequentes direcionadas às áreas de Prestação de Contas e Contabilidade recebidas na Central de Atendimento às Confederações (CAC).
Até sexta-feira, 11, serão apresentados temas que envolvem planejamento esportivo e financeiro do COB, organização e participação de eventos esportivos, jogos multiesportivos internacionais, gestão de contratos e ativos patrimoniais. Além disso, temas comuns presentes na rotina da confederação também serão desenvolvidos e debatidos, como saúde mental, gestão de pessoas, Lei de Incentivo do Esporte, Esporte Seguro, Programa Olímpico de Patrocínio, Memória Olímpica e a Comunicação do COB.