Carregando...

Solidariedade Olímpica

Compartilhe

SOLIDARIEDADE OLÍMPICA INTERNACIONAL

A Solidariedade Olímpica Internacional (SOI) é uma Comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI). Seu objetivo é administrar o apoio financeiro destinado aos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) para que possam desenvolver suas estruturas visando à expansão do esporte em seus países.

Os recursos - que vêm de um percentual da verba arrecadada sobre os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos - são disponibilizados aos Comitês Olímpicos Nacionais por meio de Programas. Para recebê-los, essas organizações precisam apresentar projetos de desenvolvimento relativos ao universo Olímpico.

Quatro áreas de desenvolvimento são contempladas pelos Programas da Solidariedade Olímpica: Atletas, Técnicos, Gestão Esportiva e Promoção dos Valores Olímpicos.

No Brasil

O Comitê Olímpico do Brasil é um dos CONs apoiados pela Solidariedade Olímpica Internacional (SOI), e vem construindo uma imagem de parceiro mundial e de referência, pela qualidade, eficiência e transparência na gestão dos recursos alocados, de processos administrativos, e pela confiança no Brasil por inovar e desenvolver projetos comuns e projetos-pilotos de forma colaborativa e consensual. Ao longo dos anos, a gestão da SOI foi executada em parceria com diversas áreas funcionais do COB e em colaboração com grande parte das Confederações Brasileiras Olímpicas.

Os programas da SOI abrangem as principais áreas de desenvolvimento do esporte: atletas, treinadores, gestão, programas de capacitação, promoção dos valores olímpicos, participação nos Jogos, entre outros.

Programas para o quadriênio 2017-2020:

- Athlete Career Transition (Voltado para atletas em transição de carreira)

- Knowledge Sharing (Promoção de intercâmbio entre gestores de NOCs)

- Sport for Social Development (Voltado ao uso do esporte como ferramenta de transformação)

- Sports Medicine & Protection of Clean Athletes (Foco em educação e consciência antidoping)

- Gender Equality & Diversity (Foco em liderança feminina em esportes e NOCs)

Sites olímpicos e paraolímpicos
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais