Logo
Time Brasil

Santa Marta 2023: saiba quais esportes terão Brasil lutando por medalhas

Entenda as particularidades de cada modalidade do programa dos Jogos Sul-americanos de Praia

Por Comitê Olímpico do Brasil

14 de jul, 2023 às 06:00 | 1 min de leitura

Compartilhe via:

Está pronto para torcer pelo Brasil nos Jogos Sul-americanos de Praia Santa Marta 2023? O Comitê Olímpico do Brasil (COB) preparou um guia para que você possa compreender melhor os 10 esportes (12 modalidades) nos quais os 61 atletas da nossa delegação competirão em busca de medalhas na Colômbia. As informações sobre os horários dos eventos estão no fuso de Brasília. Confira!

ÁGUAS ABERTAS
O esporte olímpico será disputado de 19 a 21 de julho no Parque Multiesportivo de praia “El Rodadero”. O primeiro dia de competições terá as provas de 10km no feminino e no masculino; no segundo, revezamento misto 4x1500m; no terceiro, 5km para os dois gêneros. 

O Brasil será representado apenas nas provas individuais por Cibelle Jungblut e Luiz Felipe Loureiro.

BEACH HANDBALL 
A modalidade será disputada de 14 a 17 de julho, e o Brasil estará representado no feminino e no masculino. As regras da modalidade de areia são diferentes das de quadra. A equipe possui três jogadores na linha e um goleiro, e a partida tem dois tempos de 10 minutos, com cinco de intervalo. O vencedor de cada tempo recebe um ponto, independentemente do número de gols – assim como os sets no vôlei. Se o placar está empatado ao final de um período, há o gol de ouro. Não há empate. Se cada equipe vencer um período, há o shoot-out, também conhecido como “um contra o goleiro”, uma espécie de pênalti em movimento.

Todos os jogos do Brasil terão transmissão no Canal Olímpico do Brasil e no Youtube do Time Brasil.

14/07 – sexta-feira
16h – masculino – Colômbia x Brasil
17h – feminino – Uruguai x Brasil

15/07 – sábado
11h – masculino - Argentina x Brasil
12h – feminino – Brasil x Colômbia
18h – masculino – Brasil x Peru

16/07 – domingo
16h – feminino – Brasil x Paraguai
17h – masculino – Brasil x Chile

17/07 – definições de posições finais
11h – feminino - semis 
12h – masculino - semis
15h – masculino - bronze
16h – feminino – bronze 
18h – feminino – final
19h – masculino - final

ESQUI AQUÁTICO
As disputas do esporte serão na praia de Cabo Tortuga – Sierra Laguna, nas imediações do setor de “El Rodadero”, de 15 a 17 de julho. Todos os inscritos nas modalidades slalom, wakeboard, figuras e saltos disputam as eliminatórias no primeiro dia. Os seis melhores classificados, com um limite de dois por país, avançam às finais. O Brasil será representado por Mariana Nep, que compete no wakeboard feminino, e Felipe Neves, no slalom e nas figuras no masculino.

15/07 – Eliminatórias
10h15 – slalom masculino – Felipe Neves
11h30 – wakeboard feminino – Mariana Nep
14h – figuras – Felipe Neves

16/07 – finais
10h – slalom masculino – Felipe Neves
12h45 – figuras – Felipe Neves

17/07 – finais
10h - slalom overall – Felipe Neves
11h30 – wakeboard feminino – Mariana Nep

BEACH SOCCER 
O esporte será disputado apenas no masculino de 18 a 21 de julho no Parque Multiesportivo “El Rodadero”. O Brasil está no Grupo B, com Argentina, Uruguai e Venezuela. No Grupo A estão Colômbia, Panamá (que fica na América Central, mas é integrante da ODESUR), Equador e Paraguai. Os melhores de cada chave disputam o ouro.

O Canal Olímpico do Brasil e o Youtube do Time Brasil transmitem todas as partidas do Brasil ao vivo.

18/07
18h30 - Brasil x Argentina

19/07
12h - Brasil x Uruguai

20/07
11h - Brasil x Venezuela

21/07
13h - Bronze
16h30 - Final

BEACH WRESTLING 
A competição da modalidade será nos dias 15 e 16, com classificatórias e finais a partir das 14h (horário local), no Parque Multiesportivo “El Rodadero”. A disputa ocorre em round único de três minutos, e ganha quem marcar três pontos primeiro. Se houver empate, ganha quem marcar o último ponto. 

O Brasil terá quatro representantes: Caroline Soares (50kg), Amanda Lima Leal (60kg), Matheus Barreto (60kg) e Claudio Mateus “Batata” (90kg). Os homens lutam apenas de shorts, enquanto as mulheres lutam de short e top. Os atletas são identificados por pulseiras ou tornozeleiras.

REMO COSTAL
O remo será disputado de 19 a 21 de julho no Parque Náutico Bello Horizonte. No beach sprint, os confrontos são eliminatórios, e tanto a largada quanto a chegada são na praia e envolvem corrida. Uma vez no mar, os atletas cobrem um percurso de 250m de remada, contornando boias em zigue-zague na ida e reto na volta. Há provas masculinas e femininas para barco de uma e duas pessoas, além da prova mista.

O Brasil será representado por três atletas: Barbara Augusta Ferreira, Herbert Soares Berckenhagen e Vangelys Reinke Pereira.

SKATEBOARDING
O skate será disputado nos dias 20 e 21 de julho no Skateparque Villa Bolivariana, apenas na modalidade street. A etapa classificatória será no formato Jam Session. A semifinal, terá quatro grupos com seis skatistas, no formato Run, com duas passadas de 60 segundos por atleta. A final terá oito atletas por gênero e será disputada em formato olímpico (2/5/3), com duas passadas de 45 segundos e cinco manobras, num total de sete pontos. As três melhores notas (uma passada e duas manobras) formam o resultado final.

O Brasil será representado por Carla Karolina, Eduardo Neves, Gabi Mazetto e Gabryel Aguilar. As finais, no dia 21, terão transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil e do Youtube do Time Brasil a partir das 9h (de Brasília).

SURF
O surf será disputado de 15 a 17 de julho, sempre a partir das 10h (de Brasília), na Playa Mendihuaca, nas modalidades shortboard e SUP (stand up paddle), divido em duas provas. O Brasil terá seis atletas, um no masculino e outro no feminino, em cada um desses eventos.

No shortboard as baterias terão de 20 a 25 minutos e começam com quatro atletas. Os juízes avaliam o grau de dificuldade das manobras e a qualidade são ondas. São somadas as duas melhores ondas, e os dois atletas com maior somatório avançam. A partir das quartas de final os confrontos terão apenas dois adversários, e quem somar mais pontos avança até a conquista do ouro. O Brasil competirá com Julia Duarte e Israel Junior.

O SUP Surf se assemelha ao shortboard, com os atletas nas pranchas de SUP fazendo manobras com o auxílio de um remo. Luiz Diniz e Gabriel Sztamfater representarão o Time Brasil. A terceira categoria é o SUP Race, na qual os atletas competem em uma corrida. A largada e a chegada são na praia, e os atletas precisam cruzar a arrebentação e remar em um percurso delimitado com boias no mar. Quem chegar na frente, de volta à areia, vence! Nesta prova vamos torcer por David Leão e Lena Ribeiro.

BEACH TENNIS – TÊNIS DE PRAIA

O beach tennis será disputado de 15 a 18 de julho no Parque Multiesportivo “El Rodadero”. O Brasil estará representado nas competições individuais (com dois atletas por gênero) e de duplas no feminino e no masculino e nas duplas mistas. O Brasil será representado por Allan Gomes de Oliveira, Andre Baran, Daniel Mola de Oliveira, Julia Florio Nogueira, Sophia Chow e Vitória Marchezini.

As partidas são disputadas em melhor de três sets. Quem completar quatro pontos primeiros fecha o game, e quem chegar primeiro a seis games, desde que haja vantagem de dois games, fecha o set. Em caso de empate em 5/5, o set vai a 7 pontos. Para o desempate, há tie-break.

A competição terá transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil e do Youtube do Time Brasil.

TRIATHLON

O Triathlon será disputado nos dias 19 e 21 de julho, no Circuito Urbano Rodadero – Playa Salguero. No dia 19 acontecem os eventos individuais de sprint no feminino e no masculino, e no dia 21 o revezamento misto. 

A distância sprint não é olímpica e consistem em média em 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida, adaptáveis ao circuito local. A prova por duplas premia os países com as melhores somatórias de dois resultados do individual. No revezamento alternam-se, nesta ordem, um homem, uma mulher, outro homem e outra mulher. Cada um cobre 250m de natação, 5km de ciclismo e 1250m de corrida. 

Os jovens Amanda Moro, Giovananna Lacerda, Julia Munhoz Mercaldi, Pedro Felipe e Vinícius Sant’Ana estarão competindo pelo Brasil

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS