Logo
COB

Planejamento e orientações marcam o encerramento do primeiro módulo de atividades presenciais da 14ª turma do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE)

Os 56 alunos receberam orientações em atividades práticas e teóricas durante a semana no Rio de Janeiro

Por Comitê Olímpico do Brasil

3 de out, 2025 às 15:00 | 4min de leitura

Compartilhe via:

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), realizou o primeiro módulo de atividades presenciais da 14ª turma do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE). Durante a semana, o primeiro encontro reuniu 56 alunos com atividades teóricas e práticas no auditório do Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro.

Ao longo dos últimos dias, os alunos apresentaram o Estudo de Caso da organização esportiva da qual fazem parte. Já no encerramento, os participantes contaram com a apresentação do 1º Seminário sobre Planejamento Estratégico, do Programa Esporte Seguro do COB, e informações gerais sobre o uso consciente da Inteligência Artificial generativa e do ambiente virtual de aprendizagem que será utilizado durante todo o programa.

"A 14ª edição do CAGE reafirma o compromisso do COB e do IOB com a excelência na formação de gestores esportivos, promovendo educação de qualidade e preparando líderes capazes de fortalecer o esporte em todo o país. Mais do que um curso, o CAGE é um movimento de educação continuada que impulsiona a construção de uma cultura de liderança, ética e governança, ampliando nosso propósito de transformar e fortalecer as organizações esportivas brasileiras", disse Sebastian Pereira, Gerente Executivo de Educação, Fomento e Infraestrutura.

Os dois melhores Estudos de Caso foram selecionados para apresentação no encerramento nesta sexta-feira, 03. Foram eles: Samir da Rosa, da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, e Ketleyn Quadros, judoca medalhista olímpica que representa a Comissão de Atletas do COB. Os alunos ainda receberam orientações sobre a construção do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

14o CAGE_20250929-430.jpg
Foto: Alexandre Loureiro/COB 

 

"Quando eu aceitei o compromisso do CAGE já sabia que seria super desafiador. Uma semana aqui está parecendo um mês de tão intenso, mas essa intensidade está me devolvendo em aprendizado e conexões também", disse Ketleyn.

"Eu ainda sou uma atleta ativa, estou nessa reta final, ainda não tenho a mesma experiência que as federações. Então essa troca está sendo muito importante, porque eu trago esse olhar de atleta bem fresquinho. E eles, o de gestão", concluiu a judoca.

Além de Ketleyn Quadros, outros atletas olímpicos e de destaque nacional estão participando desta edição do Programa, como Lena Guimarães Ribeiro, do surfe; Leticia Costa, da ginástica artística; Nathalie Sena, do handebol de praia; a velocista Rosângela Santos, bronze em Pequim 2008; e o saltador Samory Uiki.

Com carga horária de 360 horas, o CAGE é reconhecido como uma das principais iniciativas de capacitação em gestão esportiva do país. O programa combina atividades presenciais e virtuais, desenvolvendo competências em liderança, governança e planejamento estratégico, sempre com foco no fortalecimento das organizações esportivas brasileiras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS