COB fortalece atuação das mulheres no esporte com Encontro de Treinadoras durante a Expo 2025
Painel organizado pela Área da Mulher no Esporte contou com treinadoras de todo o Brasil

Foto: Jonne Roriz/COB
A COB Expo 2025 recebeu neste sábado, 27, o 1º Encontro de Treinadoras, uma iniciativa pioneira da área da mulher no esporte do COB. O evento reuniu profissionais que atuam desde a base até o alto rendimento esportivo com o intuito de promover uma rede de apoio e troca de experiências entre mulheres que exercem a função de treinadora ou comissão técnica.
Ao todo, mais de 40 treinadoras se inscreveram para a atividade, representando clubes, federações e confederações de diferentes modalidades. Entre elas, Gianetti Bonfim, que também foi atleta de atletismo, é formada em direito e é oito vezes campeã brasileira na marcha atlética. A treinadora ressalta que assim como no esporte em geral, a marcha atlética é um espaço predominantemente masculino.
"É muito confortante estar aqui junto de um monte de mulheres treinadoras, porque eu convivo só com homens, praticamente. Ver tantas treinadoras reunidas e procurando se preparar é muito gratificante. Desejo que a gente consiga espalhar bastante treinadoras no Brasil e nos Jogos Olímpicos porque nós somos capazes", Gianetti Bonfim, que também é mãe do Caio Bonfim, campeão mundial de marcha atlética.
Durante o encontro, foram debatidos temas emergentes e estratégicos para a evolução da carreira, como liderança feminina no esporte, planejamento e gestão de carreira, desafios e oportunidades de desenvolvimento profissional, identidade e filosofia de trabalho, além da importância da criação de vínculos e de uma rede de suporte entre as participantes.
“Acredito que esse Encontro era necessário há muito tempo; como treinadoras focadas em nosso trabalho terminamos ficando ligadas mais as nossas próprias bolhas. Se somos menor número, muitas vezes nos sentimos sozinhas, não vendo possibilidades de crescimento e qualificação. Esse encontro é mais uma semente plantada que irá germinar dentro do mapa estratégico do COB. Me sinto muito feliz de ter tido a honra de fazer parte dessa ação”, afirma Martha Rocha, treinadora do COB.
A proposta da área mulher no esporte do COB visa promover a equidade de gênero no esporte e fomentar o debate sobre o papel da mulher no comando técnico de equipes, além de estimular a criação de iniciativas coletivas que ampliem o espaço e a representatividade feminina no esporte brasileiro.
"Aproveitamos essa oportunidade da COB Expo, um evento tão importante para o esporte, para reunir treinadoras de diferentes modalidades e entidades esportivas. O principal objetivo foi criarmos uma rede onde as treinadoras possam se conhecer, trocar experiências, e compartilharem seus desafios", disse Soraya Nobre, Gestora Esportiva da área Mulher no Esporte.