Logo
COB

Maria Clara Salgado e Ricardo D'Angelo debatem, na COB Expo, o Impacto de Projetos Sociais voltados ao esporte

Painel teve mediação da Jovem Líder do COI, Camila Tauil

Por Comitê Olímpico do Brasil

28 de set, 2025 às 18:09 | 2min de leitura

Compartilhe via:

Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Debates que reforçam como esporte e desenvolvimento social caminham juntos também fizeram parte da COB Expo, que reuniu atletas, gestores e apaixonados pelo movimento olímpico, em São Paulo. Maria Clara Salgado, gestora executiva do Prêmio Isabel Salgado, que dá suporte a projetos sociais ligados ao esporte como ferramenta de transformação, participou do painel "Projetos sociais de impacto em crianças e jovens". A conversa contou também com Ricardo D’Angelo, diretor executivo do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, e eterno treinador do único atleta brasileiro a conquistar a medalha Pierre de Coubertin.

 

O encontro realizado no sábado, 27, teve mediação da Jovem Líder do Comitê Olímpico Internacional, Camila Tauil, que está organizando seu Projeto Social "Esporte in loco", que busca levar a prática esportiva e atividades para crianças e jovens em espaços públicos.

 

Foram discutidos os desafios e possibilidades do ecossistema de projetos sociais que têm como o esporte o ponto comum. D'Angelo, defende o movimento dos atletas na direção da criação de projetos de impacto social.

 

"Nós estamos aqui discutindo projetos sociais porque o país precisa disso. É muito importante criar esse vínculo entre as pessoas e manter viva a memória dos feitos de grandes atletas. Incentivo eles a usarem suas trajetórias para atuar em projetos que impactem em uma dimensão muito maior de jovens”, disse Ricardo D'Ângelo.

 

De acordo com Maria Clara, o prêmio Isabel Salgado, que leva o nome da mãe, surge como uma forma de incentivo para que os empreendedores de projetos sociais sejam reconhecidos, cresçam e impactem ainda mais jovens de todo o país.

 

Em seu primeiro edital, a premiação teve mais de 260 inscrições de todo o Brasil, sendo permitido apenas para projetos com o vôlei, modalidade que sempre fez parte da vida da família Salgado. O desejo de expandir a premiação sempre existiu e, por isso, Maria Clara aproveitou o encontro para anunciar que o segundo edital será lançado em parceria com o COB terá a inclusão de mais cinco modalidades.  

 

"A entrada de novos esportes também amplia o alcance dos projetos. Podemos, a cada ano, crescer de uma forma sólida para colaborar com cada vez mais empreendedores sociais e reconhecer esses grandes nomes que transformam o dia a dia de tantas crianças pelo Brasil”, afirma Maria Clara.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS