COB Expo 2025 bate recorde de público, fortalece a cultura esportiva no Brasil e se consolida como maior feira da América Latina
Evento reúne 90 mil pessoas, conectando atletas, gestores, confederações e empesas em um ambiente único

Foto: Jonne Roriz/COB
Recorde de público, estrelas olímpicas a poucos metros de distância e dezenas de vivências esportivas: a terceira edição da COB Expo mostrou por que o evento se tornou o grande ponto de encontro para quem é apaixonado por esportes no Brasil. Com 90mil visitantes, 25% a mais que 2024, a feira aproximou gerações, promoveu experiências inéditas para os espectadores e se consolidou como um espaço de oportunidades aos profissionais do setor.
“O evento foi um verdadeiro sucesso, prova disso é que mais uma vez superou o recorde de público em relação ao ano anterior. A COB Expo proporciona experiências inesquecíveis para quem ama esporte, permitindo que o público experimente novas modalidades e interaja com seus ídolos nos corredores. Estamos muito felizes com a entrega do evento”, afirmou o Presidente do COB, Marco La Porta.
Ao longo de cinco dias, a maior feira de esportes da América Latina colecionou momentos especiais. A abertura oficial, por exemplo, contou com a presença do norte-americano Carl Lewis, dez vezes medalhista olímpico no atletismo. Já as clínicas esportivas reuniram o cubano Mijaín López, pentacampeão olímpico de wrestling, e o judoca Rafael Silva, o “Baby”, com três medalhas de bronze nos Jogos. A COB Expo foi palco ainda do lançamento da 32ª edição da Superliga de vôlei, reunindo os campeões olímpicos Bruninho, Wallace, Lucão, Adenízia, Dani Lins e Thaisa.
“Uma feira como esta inspira muitas crianças e adolescentes, que podem vir aqui e se conectar com vários esportes. Assim é que despertamos interesse nos jovens brasileiros. O nosso país é tão grande, tem tantos talentos, que talvez alguém que esteve aqui possa se tornar um atleta”, disse Thaisa, ouro em Pequim 2008 e Londres 2012, além de bronze em Paris 2024.
Os números da feira impressionam e vão além dos 90mil espectadores que circularam pelo centro de eventos Pro Magno. A COB Expo recebeu mais de 100 expositores, 200 palestrantes e cinco mil congressistas, tendo oferecido 70 cursos e demonstrações de 35 modalidades, distribuídas por 26 espaços esportivos.
Uma verdadeira seleção brasileira de todos os esportes marcou presença no evento, como os recém-campeões mundiais Caio Bonfim (atletismo), Yago Dora (surfe) e Rebeca Lima (boxe); e os campeões olímpicos Beatriz Souza (judô), Arthur Zanetti (ginástica artística) e Maurren Maggi (atletismo).
“A COB Expo é muito bem organizada e possibilita uma grande conexão com a comunidade esportiva em geral, não apenas com o público segmentado de cada modalidade. O esporte olímpico deve ser consumido diariamente, e não a cada quatro anos. Isso sem falar que o evento é uma ótima oportunidade de networking e negócios”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Rafael Girotto.
Diversas plenárias trataram justamente da indústria do esporte, da gestão e do mercado esportivo. O COB aproveitou a ocasião para anunciar a renovação do contrato de patrocínio com a Neoenergia e o Grupo Águia até o fim de 2028. No que diz respeito à inovação, a entidade promoveu um desafio de startups, em parceria com a Arena Hub, e premiou três iniciativas que podem ajudar a desenvolver ainda mais o esporte brasileiro.
Mas a COB Expo não parou por aí. Pela primeira vez na história, um programa do SporTV dedicado aos esportes olímpicos foi gravado em um auditório com plateia. A edição especial de aniversário do Hello LA foi acompanhada presencialmente por cerca de 100 pessoas. Ainda no campo da comunicação, o COB detalhou como pretende entrar para o universo da FAST TV (Free Ad-Supported Streaming TV) a partir de outubro, em mais um projeto que amplia sua presença no ambiente digital.
Por fim, os Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026 também receberam atenção especial. Dentre as vivências esportivas oferecidas ao público na COB Expo, foi montada uma inédita Arena de Inverno, com direito a pista de gelo. Já o Chefe de Missão do Time Brasil nos Jogos, Emilio Strapasson, apresentou o planejamento operacional e apontou os principais desafios da delegação nacional na Itália.
“Espero que todos tenham saído felizes com as experiências vividas na COB Expo. Este evento é sobre integração, união de vários ecossistemas do esporte e um grande encontro do mercado esportivo nacional, fortalecendo negócios e construindo uma verdadeira Nação Esportiva. Acredito que podemos crescer ainda mais, pensando no futuro do esporte brasileiro”, finalizou a Diretora de Comunicação e Marketing do COB, Manoela Penna.
Confira os números gerais da COB Expo 2025
Metros quadrados: 16 mil com atividades externas
Visitantes: 90 mil.
Crianças: 20 mil.
Alimentos arrecadados: 4 toneladas.
Instituições beneficiadas com as doações: 05.
Expositores: 130.
Confederações: 46.
Apoiadores e instituições parceiras: mais de 300.
Palestrantes: mais de 200.
Cursos presenciais e online: 101.
Congressistas: 7.500.
Atletas: 8mil.
Arenas esportivas: 26.
Campeonatos: 30.
Clínicas esportivas: 40.