Brasil segue com 100% de aproveitamento no vôlei de praia nos Jogos Pan-americanos
Oscar/Thiago e Carol Horta/Ângela derrotaram os adversários do Uruguai e do Chile, respectivamente, e garantiram a vaga na próxima fase

O Time Brasil segue fazendo bonito no vôlei de praia, nos Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru. Nesta quinta-feira (dia 25), Oscar/Thiago e Carol Horta/Ângela venceram pela segunda vez na fase de grupos da competição e garantiram a vaga para a próxima etapa. As duas duplas lideram o Grupo C masculino e feminino e encerram a participação na fase preliminar nesta sexta-feira (dia 26). Os brasileiros enfrentam os cubanos González/Reyes, às 15h (de Brasília). As brasileiras encaram as mexicanas Orellana/Revuelta, às 13h20 (de Brasília).
Nesta quinta-feira, Oscar e Thiago derrotaram os uruguaios Vieyto/Cairus, por 2 sets a 0, parciais de 21-16 e 21-14. O primeiro set começou complicado, mas, aos poucos, o Brasil se encontrou em quadra e conseguiu virar o placar. Com a dianteira, os brasileiros abriram boa margem de pontos e venceram. No segundo set, a disputa foi equilibrada até o meio da parcial, quando o Brasil abriu três pontos de vantagem. A partir daí o jogo ficou mais tranquilo até o fim.
“O jogo foi bem legal, conseguimos impor nosso ritmo, a estratégia que elaboramos foi bem eficaz. Nosso saque entrou mais forte e firme em relação ao primeiro jogo e, assim, quebramos o passe deles. Nosso bloqueio e a defesa também funcionaram muito bem. Agora é estudar o próximo adversário e ir com tudo”, disse Oscar que, assim como o parceiro Thiago, disputa os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez.
No feminino, Carol Horta e Ângela venceram as chilenas Rivas e Mardones, por 2 sets a 0, parciais de 21-16 e 21-19. Elas comandaram o placar em praticamente todo o jogo. “Tivemos mais tranquilidade no primeiro set, conseguimos abrir um placar mais dilatado no início, isso deu confiança para fechar a parcial. No segundo, acabei errando muitos saques, isso me deixou um pouco desconfortável e deixou a parcial mais equilibrada. Mas conseguimos nos concentrar novamente, fazer nossa tática e ter tranquilidade para vencer”, afirmou Carol Horta.
O formato de disputa do vôlei de praia nos Jogos Pan-americanos acontece da seguinte maneira: as 16 duplas de cada gênero estão divididas em quatro grupos de quatro. O primeiro colocado de cada chave avança direto às quartas de final. Segundos e terceiros disputam uma rodada eliminatória extra. Na sequência ocorrem as semifinais e posteriormente as disputas pelas medalhas de bronze e ouro.
O Brasil é o país com mais medalhas na história dos Jogos Pan-americanos, desde a inserção da modalidade no programa esportivo, em Winnipeg-1999. Somando os gêneros masculino e feminino, são cinco medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. Cuba aparece na segunda posição, com seis medalhas conquistadas no total.
Próximos jogos:
Masculino
26.07 - Brasil x Cuba - 15h
Feminino
26.07 - Brasil x México - 13h20
*Horários de Brasília