Logo
COB

COB realiza primeira reunião da nova Comissão Mulher no Esporte com participação inédita da Comissão de Atletas e da vice-presidente Yane Marques

Renovação da comissão foi organizada para contar com membros de diferentes áreas do COB e ainda envolver as colaboradoras internas

Por Comitê Olímpico do Brasil

16 de dez, 2025 às 10:30 | 2min de leitura

Compartilhe via:

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) renovou a Comissão Mulher no Esporte para atuação no Grupo de Trabalho em 2026. Nesta segunda-feira, foi realizada a primeira reunião com as quinze integrantes da nova formação. Com as mudanças, o COB deu um importante passo na integração entre áreas, agora com representantes da Comissão de Atletas (CACOB) e da vice-presidente do COB, Yane Marques, em sua estrutura.  

“A renovação da Comissão Mulher no Esporte reforça o compromisso do COB com a equidade de gênero e com a construção de políticas cada vez mais representativas. Integrar diferentes áreas, ouvir as atletas e envolver nossas colaboradoras é fundamental para avançarmos de forma consistente e estrutural no fortalecimento da presença feminina no esporte olímpico brasileiro”, afirma Manoela Penna, representante da Diretoria de Comunicação, Marketing e Valores Olímpicos. 

 

O processo eleitoral de 2025 incluiu abertura de candidaturas das colaboradoras do COB em outubro, com votação interna nos dias 5 e 6 de novembro e divulgação das eleitas no dia 11. Nesta edição, a participação foi exclusiva para mulheres, tanto na candidatura quanto na votação que definiu três colaboradoras para a Comissão. 

 

Dessa forma, a comissão foi formada por representantes de diversas áreas do COB, como esportes, Comunicação e a Diretoria Geral. Com a atribuição de auxiliar, de forma consultiva, a área da Mulher no Esporte, visando promover a participação das mulheres e a equidade de gênero no esporte, a Comissão atua propondo políticas, recomendações e ações que promovam ambientes esportivos mais inclusivos, seguros e livres de violência para mulheres. Além de apoiar o cumprimento da meta do COI de mínimo 30% de mulheres em conselhos e colegiados. 

 

“Me sinto feliz e honrada por representar tantas colegas de trabalho. Mas, ao mesmo tempo que sou grata por cada voto, sei a responsabilidade que carregarei em cada um deles. A cada colega que me encontra e parabeniza, faço questão de dizer: ganhamos todas, conto com vocês! Somos três, mas iremos representar todas dentro do que for possível”, disse Denise Conceição, da área de Planejamento e Gestão Esportiva. 

 

A nova composição conta com:  

  • Yane Marques – Representante Vice-Presidência  

  • Ana Flavia Ramos - Representante Diretoria Geral  

  • Manoela Penna - Representante Diretoria de Comunicação, Marketing e Valores Olímpicos  

  • Mariana Mello - Representante Diretoria de Esportes  

  • Ana Carolina Corte - Representante Diretoria de Esportes  

  • Soraya Nobre - Representante Diretoria de Esportes  

  • Denise Vicente - Representante Colaboradora COB  

  • Claudia Salces - Representante Colaboradora COB  

  • Renata Barros - Representante Colaboradora COB  

  • Joana Cortez - Representante titular da CACOB  

  • Laís Nunes - Representante suplente da CACOB  

  • Daniela Castro - Especialista da área de Esporte  

 

A Comissão Mulher no Esporte foi criada em 2022 para fortalecer a equidade de gênero, ampliar a representatividade feminina e promover ações relacionadas ao Movimento Olímpico sob a perspectiva da mulher no esporte.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS