Prêmio Brasil Olímpico 2025 reúne estrelas do esporte: confira finalistas, troféus e detalhes da premiação
Com votação aberta para Atleta da Torcida e estreia de novos troféus, o COB celebra as maiores performances do esporte brasileiro em cerimônia na Cidade das Artes

Está tudo pronto para a maior festa do esporte brasileiro. O Prêmio Brasil Olímpico 2025 será realizado nesta quinta-feira, 11 de dezembro, às 20h, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Este ano, a festa de gala do esporte brasileiro traz novidades. A escolha de Atleta da Torcida agora está dividida nas categorias masculino e feminino. Gabriela Guimarães (vôlei), conjunto de ginástica rítmica e Flávia Saraiva (ginástica artística). Já na categoria masculina os finalistas foram: João Fonseca (tênis), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Alison dos Santos, o Piu (atletismo). Os atletas poderão receber votos pelo site do Comitê Olímpico do Brasil (COB) até pouco antes da Cerimônia, às 18h, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A votação está aberta no link: Comitê Olímpico do Brasil.
Além disso, novos troféus foram criados. Destaque dos Jogos Pan-americanos Junior Assunção 2025, destaque entre as delegações dos Jogos Juventude CAIXA, melhor clube e o troféu Vanderlei Cordeiro de Lima, em que os homenageados serão os atletas do Quatro Sem, da equipe de remo nos Jogos Pan-americanos de Assunção 2025, que conquistaram um bronze histórico mesmo após perderem um remo durante a prova.
"Ninguém melhor que o Vanderlei para dar nome a este prêmio, um atleta que deu um grande exemplo de valores olímpicos na sua carreira. Com esta honraria, o COB reafirma seu compromisso com o que vai além das medalhas e dos recordes, celebramos atitudes que unem ética, humanidade e esportividade. E, assim, inspiram gerações e reforçam o papel transformador do esporte na sociedade", afirma Marco La Porta, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
A principal premiação da noite celebra as grandes performances esportivas do ano tem candidatos de peso. Concorrem na categoria Melhor Atleta do Ano Caio Bonfim (marcha atlética), Henrique Marques (taekwondo), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Yago Dora (surfe), no masculino; e Gabi Guimarães (vôlei), Maria Clara Pacheco (taekwondo), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Lima (boxe), no feminino.
Para o Diretor-Geral do COB, Emanuel Rego, esta é uma disputa entre fortes concorrentes. "O Prêmio Brasil Olímpico é uma homenagem às melhores performances dos atletas brasileiros no ano. Todos mostraram um grande desempenho. E dentre os melhores resultados em todas as modalidades olímpicas existem aqueles que marcaram seus nomes na história nesta temporada. Quando olhamos a lista dos melhores, foi fácil identificar que esses oito atletas, de sete esportes olímpicos diferentes, tiveram um 2025 fantástico e mostraram a diversidade do Time Brasil", elogia.
E o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que tradicionalmente homenageia um gigante do esporte nacional por sua contribuição ao Movimento Olímpico em 2025 vai para o velejador Robert Scheidt, um dos maiores medalhistas olímpicos da história brasileira. “Espero que a gente aproveite muito essa cerimônia. Um momento de celebrar uma carreira, celebrar uma vida dedicada ao esporte. Fico muito grato ao Comitê Olímpico do Brasil e à comunidade do esporte por terem me escolhido”, agradece Scheidt.
Confira abaixo todos os troféus do Prêmio Brasil Olímpico 2025:
Melhor Atleta do Ano feminino
Melhor Atleta do Ano masculino
Equipe do ano
Melhor treinadora
Melhor treinador
Troféu Adhemar Ferreira da Silva
Medalha Vanderlei Cordeiro de Lima
Atleta da torcida feminino
Atleta da torcida masculino
Atleta revelação
Destaque Jogos Pan-americanos Júnior Assunção 2025
Destaque Jogos da Juventude Caixa Brasília 2025 feminino
Destaque Jogos da Juventude Caixa Brasília 2025 masculino
Destaque Jogos da Juventude Caixa Brasília 2025 (1º, 2º e 3º lugar) delegação
Clube do ano
Melhores das modalidades












