Turma de Natação da Academia Brasileira de Treinadores faz estágio internacional com treinador canadense
Tom Johnson levou atletas a 10 edições de Jogos Olímpicos e a 14 de Campeonatos Mundiais

Em vez de dar instruções, era hora de ouvi-las. Acostumados a orientar atletas à beira da piscina, 45 treinadores e treinadoras assumiram o papel de estudantes para iniciar o módulo de Estágio Internacional da turma de Natação do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) da Academia Brasileira de Treinadores (ABT).
A iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) - área de educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) - desta vez trouxe ao Rio de Janeiro o treinador canadense Tom Johnson, que levou atletas a 10 edições de Jogos Olímpicos e a 14 de Campeonatos Mundiais. De 9 a 15 de maio, Johnson compartilhará sua experiência em aulas teóricas e práticas no CT do Time Brasil, no Centro Aquático Maria Lenk.
“A natação brasileira é muito boa a nível internacional, mas quer ser ainda melhor, e acho que esta é uma forma de melhorar. Acho que o principal é aumentar as experiências e dar diferentes perspectivas a estes profissionais, mais do que eles teriam se lidassem apenas com profissionais de seus próprios países. Treino em nível internacional há 48 anos e espero conseguir passar algo deste conhecimento para eles”, disse Johnson.
“Eu tinha bastante interesse em aprofundar meu conhecimento, em trocar experiências com outros treinadores, e sempre buscar evoluir na profissão. É um curso voltado para o aprofundamento de cada etapa do processo esportivo. O IOB está de parabéns”, disse Renato Balan, treinador do Sesi-SP.
Diretor de Esportes de Alto Rendimento do COB, Ney Wilson esteve presente na abertura do módulo, nesta segunda-feira. Para o gestor, o investimento em educação feito pelo COB é peça-chave para que toda a cadeia do esporte brasileiro seja beneficiada.
“Para atingirmos uma cultura esportiva no país a gente precisa acompanhar todos os seguimentos, seja de atletas, treinadores, árbitros, dirigentes, com os mesmos níveis de excelência. Aliar a área acadêmica à área prática é o caminho que a gente acredita que realmente possa, cada vez mais, elevar o Comitê Olímpico a patamares mais altos de conquistas, resultados e performances”, disse Ney Wilson.
Este é o primeiro Estágio Internacional promovido pela ABT em 2022. Ainda este ano haverá módulos para as turmas de treinadores de badminton, boxe e levantamento de pesos.