Logo
COB

Time Brasil encara desafios logísticos rumo aos Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026

Na COB Expo, Chefe de Missão Emilio Strapasson detalhou a operação brasileira para o evento

Por Comitê Olímpico do Brasil

26 de set, 2025 às 17:16 | 4 minutos de leitura

Compartilhe via:

Emilio Strapasson detalhou a operação brasileira para Milano-Cortina 2026 (Jonne Roriz/COB)

Emilio Strapasson detalhou a operação brasileira para Milano-Cortina 2026 (Jonne Roriz/COB)

A quatro meses dos Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026, o plano de operação do Time Brasil rumo ao evento multiesportivo já está pronto. Mas até o início da execução do projeto ainda há muita coisa a ser feita, principalmente por conta da logística na Itália e dos prazos finais para classificação dos atletas (a data-limite é 18 de janeiro).

Em palestra realizada nesta sexta-feira, 26, na terceira edição da COB Expo, o Chefe de Missão do Time Brasil em Milano-Cortina 2026, Emilio Strapasson, explicou quais serão os desafios enfrentados nesta missão.

“A Itália propôs uma edição de Jogos Olímpicos sustentável, sem construir muitas arenas novas, aproveitando as estruturas já existentes. Mas será um evento diferente, porque quem conhece a região sabe como é difícil o acesso, são cidades pequenas, então há uma questão logística complexa. Pela primeira vez na história, os Jogos de Inverno terão oficialmente duas cidades-sede, além de outras subsedes”, disse Strapasson, que é também presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG).

O Time Brasil já tem cinco vagas garantidas em Milano-Cortina, sendo três no esqui cross-country e duas no esqui alpino. Eduarda Ribera é a única atleta já confirmada e disputará os Jogos pela segunda vez na carreira. Em Pequim 2022, aos 17 anos, Duda disputou três provas de cross-country: sprint (88º lugar), clássico (90º) e sprint por equipes (23º). Mas a expectativa é que a equipe aumente, com a entrada de modalidades no gelo, como bobsled e skeleton.

Com uma delegação mais numerosa e os atletas espalhados por diversos locais de competição, em cidades diferentes, as responsabilidades dentro da Missão Time Brasil serão divididas.

“O COB possui uma equipe de operações maravilhosa, experiente, que realiza quase todo o trabalho pesado. O meu trabalho será mais acompanhar e auxiliar dentro da minha expertise. Não serei um Chefe de Missão como em outras edições, justamente porque os Jogos serão mais espalhados, então vejo como um trabalho em equipe, sem que uma pessoa assuma todas as responsabilidades”, explicou Strapasson, que já esteve nos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014.

Os Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina acontecem entre os dias 6 e 22 de fevereiro de 2026. Dentre os possíveis destaques da delegação brasileira, estão: Lucas Pinheiro, do esqui alpino; Nicole Silveira, do skeleton; e Edson Bindilatti, do bobsled, que busca sua sexta participação olímpica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS