Logo
Milão-Cortina

Conheça o Snowboard e quem irá representar o Brasil na modalidade em Milão-Cortina 2026

Pat Burgener e Augustinho Teixeira são os brasileiros que estarão no halfpipe em Livigno

Por Comitê Olímpico do Brasil

1 de fev, 2026 às 12:00 | 4 minutos de leitura

Compartilhe via:

Lintao Zhang/Getty Images

O Brasil competirá no snowboard em Milão-Cortina 2026 com dois atletas: Pat Burgener e Augustinho Teixeira. Entre 11 e 13 de fevereiro eles estarão no halfpipe em Livigno, numa modalidade que tem história para o Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno: foi em Turim 2006 que o país conseguiu sua melhor colocação numa prova até hoje, quando Isabel Clark terminou em 9º lugar - Isabel também disputou os Jogos de Vancouver 2010, Sochi 2014 e PyeongChang 2018.

Único esporte de neve dos Jogos de Inverno a ser praticado com pranchas em vez de esquis, a modalidade faz parte do programa olímpico desde Nagano 98. Na ocasião foram disputadas as provas de slalom gigante e de halfpipe. Já em Milão-Cortina o snowboard cresceu e terá cinco categorias diferentes, em 11 provas: o slopestyle, big air, slalom gigante paralelo, snowboard cross (individual e equipe mista) e halfpipe, onde o Brasil estará representado - esta modalidade tem modo de competição semelhante ao do skate vertical: uma pista de neve no formato de “U”, onde os atletas fazem manobras nas extremidades e são julgados pela sua dificuldade.

De certa maneira, Milão-Cortina será a primeira vez tanto para Pat Burgener quanto para Augustinho Teixeira. Pat já esteve nos Jogos Olímpicos representando a Suíça, país onde nasceu e terra de seu pai. Mas agora abraçou a cidadania brasileira da mãe e decidiu competir pelo país. Já Augustinho, filho de uma brasileira e um argentino, estreia nos Jogos às vésperas de completar 21 anos.

Conheça mais os brasileiros que irão competir:

Pat Burgener
O snowboarder Pat Burgener nasceu na Suíça e defendeu o país europeu até 2025, quando optou pela transferência de nacionalidade esportiva para defender o Brasil, país onde a mãe libanesa foi refugiada e morou por mais de 10 anos. Em sua primeira temporada defendendo o Brasil, Pat já conquistou resultados históricos para o país. Em Secret Garden (China), ele se tornou o primeiro brasileiro a avançar à final de uma etapa de Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe, e em Calgary (Canadá), Pat levou o Brasil pela primeira vez ao pódio da Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe. Defendendo a Suíça, Pat conquistou duas medalhas de bronze em mundiais, em 2017, na Espanha, e em 2019, nos Estados Unidos. Ele também disputou as duas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, alcançando a quinta colocação em PyeongChang 2018 e finalizando a disputa no 11º lugar em Pequim 2022.

Nome Completo: Patrick Burgener
Local de Nascimento: Lausanne, Suíça
Data de Nascimento: 01/06/1994
Prova: Halfpipe
Altura: 1,80m

Resultados:
Disputou 43 etapas de Copas do Mundo no halfpipe e possui oito pódios (1 ouro, 2 pratas e 5 bronzes); pelo Brasil 1 bronze (2026).
Possui mais de 50% de resultados em Copas do Mundo no Top 8 (22 de 43).
Desempenho em Mundiais: duas medalhas de bronze em 2017 e 2019 e top 8 em 2011 e 2025.
Desempenho em Jogos Olímpicos: 5° (2018) е 11° (2022).
Pelo Brasil, voltou ao pódio da Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe após quase seis anos.

Augustinho Teixeira 
Nascido em Ushuaia (Argentina), Augustinho Teixeira começou a praticar esportes de neve desde muito jovem. Sua família se mudou para Canadá, onde ele teve acesso a ambientes adequados de treinamento e competições de snowboard halfpipe desde cedo. No ciclo olímpico para Milão-Cortina 2026, Augustinho alcançou resultados expressivos no cenário internacional. No início de 2025, foi campeão da European Cup, em Kitzsteinhorn (Áustria) e obteve a 18ª posição no Mundial de Snowboard Halfpipe em Engadin (Suíça). Estreante em Jogos Olímpicos de Inverno.

Nome Completo: Augustinho Jorge Magalhaes Teixeira
Local de Nascimento: Ushuaia, Argentina
Resultados: Data de Nascimento: 01/03/2005
Prova: Halfpipe
Altura: 1,75m

Resultados:
Disputou 18 provas de Copas do Mundo no halfpipe - melhor posição: 15° (2025).
Primeiro Brasileiro a subir ao pódio (e vencer) uma prova da Copa Europeia (2025).
Desempenho em Mundiais: 18° (2025) – melhor resultado do Brasil no snowboard masculino.

Snowboard
Instalação esportiva: Livigno
Cidade/Região: Livigno (Lombardia)
Atletas brasileiros: Pat Burgener e Augustinho Teixeira
Dias de competição:
11 de fevereiro, 15h30 e 16h27 (horário de Brasília) – Halfpipe masculino – Descidas 1 e 2 da classificatória
13 de fevereiro, 15h30 (horário de Brasília) – Halfpipe mascuilino – Final (3 descidas)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS