Conheça o Skeleton, e quem representa o Brasil na modalidade em Milão-Cortina 2026
Nicole Silveira estreia nos Jogos de Inverno dia 13 de fevereiro, em Cortina d’Ampezzo

Foto: Marina Ziehe/COB
Uma das modalidades mais velozes e técnicas dos esportes de inverno terá Nicole Silveira como representante do Brasil pela segunda vez em Jogos Olímpicos de Inverno. Após participações pontuais na modalidade entre as décadas de 1990 e 2000, o Brasil voltou ao cenário internacional do skeleton com a entrada de Nicole, o principal nome da modalidade no Brasil, em Pequim 2022.
A modalidade integra o programa olímpico de forma contínua desde 2002, tendo aparições anteriores em 1928 e 1948. Disputado em formato contrarrelógio, o objetivo é simples e desafiador: vence o atleta que somar o menor tempo combinado ao longo das descidas em uma pista de gelo.
Nos Jogos Olímpicos, cada atleta realiza quatro descidas, sendo duas por dia, e o resultado é definido pela soma dos tempos. A prova é individual em cada gênero e, em Milão-Cortina 2026, o skeleton terá uma novidade: a estreia da competição mista por duplas, na qual cada atleta realiza uma descida. O esporte também possui rigorosas regras técnicas, como o peso máximo de 38kg para o trenó feminino e 102kg do conjunto atleta feminino somado ao equipamento.
Representante do Brasil
Natural de Rio Grande do Sul (RS), Nicole iniciou sua trajetória no esporte em 2018, após uma breve experiência no bobsled, e logo depois conheceu o skeleton. Em menos de oito anos de prática, consolidou-se como referência nacional e internacional na modalidade.
Entre seus principais resultados, Nicole soma três medalhas de bronze em etapas da Copa do Mundo, sendo a primeira atleta do Brasil a conquistar um pódio em uma competição de esporte olímpico de inverno. Ela já disputou 41 etapas da Copa do Mundo de Skeleton, alcançando o top 8 em dez oportunidades, além de registrar o melhor resultado da história do Brasil em Mundiais de esportes olímpicos de inverno, com o quarto lugar em 2025.
Skeleton em Milão-Cortina
Instalação esportiva: Cortina Sliding Center
Cidade/Região: Cortina d’Ampezzo (Veneto)
Atleta brasileira: Nicole Silveira
Dias de competição:
13 de fevereiro, 12h00 e 13h48 (horário de Brasília) – Feminino – Descidas 1 e 2
14 de fevereiro, 14h00 e 15h44 (horário de Brasília) – Feminino – Descidas 3 e 4
Confira o perfil da atleta:
Nome Completo: Nicole Rocha Silveira
Local de Nascimento: Rio Grande do Sul, Brasil
Data de Nascimento: 07/05/1994
Altura: 1,68 m
Prova: Skeleton Individual Feminino
Resultados:
Possui três medalhas de bronze em etapas da Copa do Mundo de Skeleton (em PyeongChang e duas vezes em St. Moritz).
Primeira atleta do Brasil a conquistar um pódio em etapa da Copa do Mundo de esporte olímpico de inverno.
Competiu em 41 etapas da Copa do Mundo de Skeleton e esteve no top 8 em 10 oportunidades (oito delas nas últimas duas temporadas).
Seis participações no Mundial de Skeleton, sendo o melhor resultado o 4º lugar (2025), e melhor resultado do Brasil em um Mundial de esporte olímpico de inverno.
Possui oito medalhas em etapas da Copa América (6 ouros e 2 pratas), duas medalhas na Copa da Ásia (1 ouro e 1 prata) e três medalhas na antiga Copa Intercontinental (1 ouro e 2 bronzes) – além do título pan-americano em 2025.












