Maranhão é hegemônico nas águas abertas dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025
Dobradinha de Paulo Marcelo e Milene Bordalo garante estado no topo. Nadador já tinha se destacado na natação

Gabriel Heusi/COB
As águas do Maranhão estão com qualquer coisa de especial! Uma geração cheia de talentos promissores está fazendo história nos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025. Nas piscinas, o estado ficou no TOP 3 do quadro de medalhas, com seis ouros, enquanto que nas provas individuais das águas abertas, a hegemonia foi total. Paulo Marcelo Costa De Jesus venceu com 1h00min48; e Milene Ferreira Bordalo, foi campeã com 1h08min07. Ambos disputaram os 5km individual, no Lago Paranoá, às margens do Iate Clube Brasília, nesta terça-feira (16/09).
Paulo Marcelo esteve nas duas frentes. Na piscina, venceu nos 400m livre, 800m livre e 1.500m livre. Nas águas abertas, levou o ouro na prova individual e espera conquistar a quinta medalha dourada no revezamento misto de águas abertas para fechar sua segunda participação nos Jogos da Juventude como um dos principais nomes desta edição. O que lhe renderia um total de 10 medalhas na maior competição multiesportiva para jovens de até 17 anos do Brasil, somando com as outras cinco pratas conquistadas em 2024.
Um dos principais responsáveis pelo alto desempenho maranhense é fruto de projeto social desenvolvido em São Luís. Morador de uma área de vulnerabilidade da capital, Paulo foi convidado aos 7 anos para ingressar na natação do projeto coordenado pelo treinador Alexandre Nina. “Eu e minha família nos interessamos muito pela oportunidade de fazer um esporte, e realmente o esporte mudou a minha vida”, compartilha Paulo.
O treinador se orgulha ao ver o crescimento do pupilo. “O Paulo é um menino educado, disciplinado, observa muito as nossas ponderações. Além das características comportamentais, ele tem uma genética muito boa para a natação, é alto, tem pés e mãos grandes e é um talento enorme dentro d’água. Nosso planejamento é fazer com que ele evolua a cada ano para que chegue num patamar de conquistar vaga para a Olimpíada de 2028”, almeja o treinador Nina.
Outro orgulho do treinador Alexadre Nina é a representante feminina do Maranhão, que fez com que o estado dominasse o primeiro dia de competição das águas abertas de uma dos maiores eventos multiesportivos do país para jovens de até 17 anos. O equilíbrio entre a frequência de braçadas com o senso de direção para navegar em águas abertas faz dela essa potência para a modalidade. Inspirada na campeã olímpica Ana Marcela Cunha, a maranhense volta ao Lago Paranoá para buscar mais uma medalha no revezamento misto, ao lado de Paulo Marcelo, nesta quarta-feira (17), no Iate Clube Brasília. Após a performance nas provas individuais, não tem como essa dupla do Maranhão fugir do favoritismo!
Para se consagrar campeão, porém, Paulo Marcelo precisou disputar o sprint final braçada a braçada com Bruno Arantes Santos, de São Paulo, que ficou com a segunda colocação após fechar a prova em 1h00min49 e garantiu um fim de prova emocionante. O alagoano Felipe Knowles Araújo completou o pódio, com 1h01min02. Já no feminino, Milene conseguiu abrir vantagem nas últimas voltas, vencendo com 1h08min07. Atleta da casa, Maria Eduarda Nobrega, do Distrito Federal, ficou com a medalha de prata, ao completar o percurso em 1h09min02. Morghana Mariott oliveira ficou com o bronze, em 1h09min59.
Quem marcou presença no primeiro dia de disputas das águas abertas foi o atleta olímpico Allan do Carmo. Embaixador dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, o ex-nadador de maratona aquática compartilhou suas experiências com os jovens talentos da modalidade e não resistiu a entrar na água para participar da resenha ao lado do promissor Paulo Marcelo de Jesus e os demais jovens nadadores.