Joaquim Cruz será chefe de delegação do Brasil no Mundial de Atletismo: 'Homenagem única'
Campeão olímpico e membro do Hall da Fama do COB, ex-atleta terá a missão de chefiar a equipe brasileira em cidade especial em sua vida

A delegação brasileira de atletismo ganhou um reforço de peso para a disputa do Mundial de Oregon, nos Estados Unidos, a partir do próximo dia 15. Mas não será dentro das pistas. Joaquim Cruz, medalhista de ouro nos 800 metros nos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984 e prata em Seul 1988, na mesma prova, será o chefe da equipe na competição.
Atualmente, Joaquim Cruz, que faz parte do Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil, mora nos Estados Unidos e trabalha no Comitê Olímpico e Paralímpico do país. Para ele, a homenagem que recebe com o chamado é um símbolo importante dentro do esporte.
"Essa é uma homenagem única vinda do atletismo do Brasil e dos Comitês Olímpico e Paralímpico norte-americano. Ela tem um simbolismo especial maior do que uma única pessoa porque mostra que no esporte não existem fronteiras, todos se reúnem para celebrar os valores mais importantes do olimpismo: respeito, amizade e excelência!", disse ele.
+ Veja todos os membros do Hall da Fama do COB
Além do cargo importante na delegação do Brasil, o Mundial terá outro sabor especial para Joaquim. As provas serão disputadas na cidade de Eugene, onde o campeão olímpico viveu por vários anos durante sua carreira de atleta.
"Vou está lá para atuar como facilitador e símbolo de um senso igualdade na competição para os atletas e treinadores, pois Eugene foi a minha casa e meu palco de treinamento e competição durante sete anos. Neste período descobri o meu verdadeiro potencial como atleta e pessoa. Uma realização que me ajudou a desenvolver um trabalho de sucesso em competições internacionais", explicou.
Joaquim Cruz aponta três atletas como os principais nomes do Brasil para a competição. E espera que eles recebam o apoio dos torcedores da cidade que é tão especial na vida dele.
"O Brasil estará bem representado e será liderado por Thiago Braz, Alison dos Santos e Darlan Romani. Pelo fato de Eugene ser o meu terreiro, vou transmitir para os atletas e treinadores que estaremos competindo em casa. A torcida irá transmitir a energia e força que precisamos para fazer uma excelente competição em todas as provas", completou.
O Mundial de Atletismo de Oregon será realizado entre os dias 15 e 24 de julho. Ao todo, a delegação brasileira contará com 52 atletas para disputar as provas da competição.