Logo
Jogos da Juventude

Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 terão apoio de Vale e Neoenergia através da Lei de Incentivo ao Esporte

É a primeira vez que o Comitê Olímpico do Brasil capta recursos com o uso desse dispositivo

Por Comitê Olímpico do Brasil

13 de ago, 2025 às 17:30 | 8 minutos de leitura

Compartilhe via:

A menos de um mês do início dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, uma comitiva do Comitê Olímpico do Brasil (COB) esteve nesta quarta-feira, 13 de agosto, na Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados para apresentar aos parlamentares detalhes do evento. E um dos destaques da apresentação foi a confirmação de que a edição deste ano do evento contará com recursos captados através da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE): a Vale e a Neonergia serão as primeiras a aportar recursos nos Jogos usando o dispositivo. É a primeira vez que o Comitê Olímpico do Brasil capta recursos através da LIE.

A Vale destinou R$ 89 milhões em mais de 90 projetos esportivos no ciclo 2024/2025 e, por isso, é reconhecida como a maior investidora do esporte no país via LIE.

“O patrocínio da Vale aos Jogos da Juventude reflete a nossa crença no esporte como um instrumento poderoso de inclusão, cidadania e transformação social, contribuindo diretamente para o desenvolvimento integral de crianças e jovens, especialmente nos territórios em que atuamos. O futuro do esporte no Brasil tem muito a ganhar com parcerias como essa entre Vale e COB por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, que contemplam a iniciação esportiva e a educação por meio do esporte como aliadas para o desenvolvimento do país”, destaca Fernanda Fingerl, Gerente de Metodologias e Inovação Social da Fundação Vale. 
 
Já a Neoenergia, que já é patrocinadora do COB desde 2024 e neste ano passou a fornecer energia elétrica 100% renovável, no mercado livre, para o Centro de Treinamento Time Brasil, usará o dispositivo com foco, principalmente, nas ações de sustentabilidade realizadas nos Jogos da Juventude. 
 
“Ao apoiar os Jogos da Juventude, a Neoenergia reforça a parceria com o COB para colocar o esporte olímpico brasileiro no lugar mais alto do pódio. Seguimos com o propósito de promover o esporte feminino no país, ampliando a conexão da nossa marca com o público com base em valores ligados à igualdade de oportunidades e à sustentabilidade. Essa é a energia que vamos levar a Brasília, onde estamos presentes na distribuição, para inspirar os atletas de base a superarem desafios em busca de novas conquistas”, afirma Lorenzo Perales, Diretor de Marketing da Neoenergia, reconhecida atualmente como a empresa do setor elétrico que mais apoia o esporte feminino no Brasil. 
 
Em 2025, os Jogos da Juventude CAIXA serão realizados de 10 a 25 de setembro na Capital Federal.  Para a Diretora de Comunicação e Marketing do COB, Manoela Penna, foi muito oportuno o convite para apresentar o evento aos congressistas. “Vale agradecermos a sensibilidade desta Casa na aprovação de leis que tornam possíveis eventos como este. Com a aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte de forma permanente, agora podemos ter mais esperança no futuro. E pela primeira vez temos captação de recursos com a Neoenergia e a Vale, que fizeram aportes muito importantes para a realização desta competição”, disse Manoela Penna.
 

_SAU1953.JPGDetalhes da preparação dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 foram apresentados na Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados - Foto: Saulo Cruz/COB
 
COB 
Na Comitiva do COB também estiveram presentes Sebastian Pereira, Gerente Executivo de Educação, Fomento e Infraestrutura do COB; Daniel Santiago, Gerente dos Jogos da Juventude, além da medalhista olímpica e craque do basquete Janeth Arcain.  
 
O COB aproveitou a ocasião para reforçar a importância do projeto de Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) que garante perenidade à legislação. O texto já foi aprovado pela Câmara e pelo Senado e atualmente aguarda sanção da Presidência da República. O projeto aprovado mantém as regras atuais sobre prestação de contas, restrições aos doadores e patrocinadores, responsabilidades, divulgação dos dados, infrações e definição de limites pelo Ministério do Esporte. 
 
“A Lei de Incentivo ao Esporte é fundamental para captar recursos para os Jogos da Juventude porque permite que empresas e pessoas físicas destinem parte do imposto de renda devido para patrocinar ou doar ao evento. Isso melhora a estrutura, visibilidade e alcance social”, enfatiza Janeth Arcain, que é embaixadora para o basquete nos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025. 


_SAU2075.JPGJaneth Arcain fala sobre a importância do evento na formação do evento - Foto: Saulo Cruz/COB
 
A Diretora de Comunicação e Marketing do COB, Manoela Penna, enfatizou a importância da competição. “Os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 são um evento extremamente relevante para o presente e para o futuro do esporte brasileiro. Mais que formar vencedores, queremos fazer o esporte tocar a alma desses atletas. Os Jogos existem há mais de 20 anos e sentimos que é importante que os jovens tenham acesso a esse cardápio de modalidades esportivas para realmente seguirmos o caminho de uma Nação Esportiva”, concluiu Manoela. 

 
Formação de atletas 

Mais cedo, o Comitê Olímpico do Brasil também esteve representado na outra casa legislativa de Brasília. Na Comissão de Esporte do Senado Federal, uma Audiência Pública Interativa na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto, debateu a formação esportiva dos jovens no Brasil, abordando governança e articulação de um sistema esportivo na formação de atletas. Sebastian Pereira, Gerente Executivo de Educação, Fomento e Infraestrutura do COB, fez parte deste debate. 
 
“Foi muito empolgante a oportunidade de apresentar as iniciativas do Comitê Olímpico do Brasil em torno deste tema tão importante que é a formação do atleta. Temos iniciativas como o Transforma levando o Movimento Olímpico para a sala de aula, por exemplo. Temos o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) com a Academia Brasileira de Treinadores, que contribui para a formação de professores e treinadores, e o Programa de Carreira do Atleta atuando nos três pilares: o atleta jovem, o alto rendimento e a transição de carreira”, descreveu.  
 

_SAU2167.JPGSebastian Pereira apresentou o planejamento estratégico dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 - Foto: Saulo Cruz/COB
 
Os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 
Nesta volta aonde tudo começou, já que o Distrito Federal foi a sede da primeira edição evento, em 2000, os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, organizado pelo COB com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, terão 20 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling. 
 
A competição vai ocupar majoritariamente o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), que receberá a maior parte do evento, incluindo a sede do comitê organizador, o Centro de Convivência dos atletas, o restaurante, além da disputa de nove modalidades. Os embaixadores confirmados até agora são Luisa Baptista para o triatlo; Rosângela Santos no atletismo; Bruninho no voleibol; Ketleyn Quadros no judô, Duda Amorim no handebol, Janeth Arcain no basquete, Giullia Penalber no wrestling, Guilherme Toldo na esgrima, Agatha Rippel no vôlei de praia, Luccas Abreu no tiro com arco e Fabiana Silva badminton.  
 
Para se ter uma ideia da grandiosidade da competição, a operação para a realização dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 conta com mais de 40.000 diárias de hospedagem, cerca de 70.000 refeições, mais 13 caminhões de material. Além das competições esportivas, o evento será palco de ações de sustentabilidade, como coleta seletiva e ações de descarte; e ações de Esporte Seguro, uma iniciativa do COB que inclui um curso obrigatório para líderes e oficiais, sala privada para atendimento e plantão, além da abordagem do tema da Saúde Mental com a presença de especialistas. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS