Eduardo Katsuhiro perde na estreia; Ketleyn volta aos Jogos após 13 anos
Judoca peso leve foi derrotado na primeira rodada pelo francês Guillaume Chaine, na Nippon Budokan

No terceiro dia de disputas do judô nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o Brasil foi representado pelo judoca peso leve (73kg) Eduardo Katsuhiro. Estreante no evento, ele foi derrotado na primeira rodada pelo francês Guillaume Chaine, na Nippon Budokan.
O brasileiro levou uma chave de braço após projetar o adversário, e o lance foi revisado pela arbitragem. Os juízes não validaram o waza-ari que daria a vitória para Katsuhiro no golden score e confirmaram o triunfo do francês.
Nascido em Registro (SP), Eduardo mora no Japão desde criança. Ele cresceu na cidade de Hamamatsu, onde o Comitê Olímpico do Brasil (COB) montou uma das bases do Time Brasil para os atletas realizarem a aclimatação para os Jogos Olímpicos.
Na chave feminina do peso leve, o Brasil não teve representantes.
Nesta terça-feira, a partir das 11h do Japão (23h de segunda de Brasília), o judô brasileiro volta ao tatame com mais dois judocas. A medalhista olímpica de bronze em Pequim 2008 Ketleyn Quadros (63kg) encara a Cergia David, de Honduras, enquanto Eduardo Yudy Santos (81kg) terá pela frente na estreia o israelense Sagi Muki.