Confederações investem em ações estruturantes durante a pandemia
No último mês, área de Desenvolvimento Esportivo do COB apoiou projetos de ciclismo BMX, judô, maratonas aquáticas, surfe, taekwondo, tênis de mesa e wrestling

A pandemia da Covid-19 impediu que diversos projetos esportivos fossem executados, mas, por outro lado, trouxe novas oportunidades para a realização de projetos de melhoria na estrutura das modalidades. Diante desse cenário, a gerência de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB) deu apoio a diversas ações chamadas “estruturantes” das Confederações, um dos pilares da atuação dessa área, cujo objetivos são: identificar e desenvolver atletas jovens, prover ambiente e estrutura adequados ao desenvolvimento de jovens atletas; contribuir com o desenvolvimento de profissionais que atuam com atletas jovens; e potencializar a transição de atletas jovens para as equipes adultas.
“Todas as ações propostas pelas Confederações são analisadas com base nos objetivos da área. Aproveitando o hiato de competições durante a pandemia, muitas delas aproveitaram para dar sequência a projetos relacionados às metodologias de identificação, seleção e desenvolvimento de jovens atletas, que são importantes para as modalidades aprimorarem os processos metodológicos, e a comunicação com seus principais stakeholders (treinadores, gestores e atletas)”, disse Kenji Saito, gerente Executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB.
+ COB realizará Jogos da Juventude 2021 em Aracaju (SE)
Desde outubro, sete modalidades esportivas tiveram projetos apoiados pela área com esse objetivo: ciclismo BMX; judô, maratonas aquáticas, surfe, taekwondo, tênis de mesa e wrestling.
“Os projetos contemplam a contratação de profissionais renomados em suas respectivas modalidades e na formação de grupos de trabalho para a produção e organização dos conteúdos. Vale destacar ainda que, pensando na proteção da saúde dos profissionais envolvidos, diversas ações são realizadas de forma online”, completou Kenji.
Os benefícios para o esporte olímpico do Brasil e para o trabalho de desenvolvimento de jovens atletas são diversos, entre eles: melhoria no processo de identificação e seleção de atletas com potencial esportivo, respeito às fases de desenvolvimento das habilidades inerentes a cada modalidade esportiva, construção de banco de dados e informações para acompanhamento longitudinal dos jovens atletas; capacitação de profissionais; e, consequentemente, elevação do nível técnico das modalidades no médio e longo prazos.
Confira abaixo alguns dos projetos estruturantes apoiados pela área de Desenvolvimento Esportivo:
1) Ciclismo BMX (COB/CBC) – Suporte para a remuneração de profissional responsável pela elaboração do manual de identificação e seleção de atletas para a equipe de base do ciclismo;
2) Judô (COB/CBJ) – Suporte para a remuneração de grupo de trabalho para elaboração de uma proposta metodológica para o desenvolvimento de atletas das categorias de base da modalidade;
3) Maratonas Aquáticas (COB/CBDA) - Suporte para remuneração de equipe de profissionais que atuará na construção de uma metodologia de identificação e desenvolvimento de talentos das categorias de base.
4) Surfe (COB/CBSurfe) – Suporte para a remuneração de grupo de trabalho para elaboração da metodologia de identificação e desenvolvimento de jovens atletas no Surf.
5) Taekwondo (COB/CBTKD) – Suporte para a remuneração de grupo de trabalho para elaboração de apostila esportiva de graduação e cursos online para atualização e capacitação dos profissionais envolvidos com a modalidade;
6) Tênis de Mesa (COB/CBTM) – Suporte para a contratação do consultor estrangeiro e a criação de uma metodologia de identificação e desenvolvimento de jovens atletas;
7) Wrestling (COB/CBW) – Suporte para remuneração de grupo de trabalho para elaboração de uma cartilha com processos e descrição de técnicas do wrestling, possibilitando a padronização do ensino dos atletas da modalidade.