Comitiva da WADA visita sede do COB e se reúne com Comissão de Atletas da entidade
Iniciativa da Agência Mundial Antidoping visa fortalecer e debater sobre o tema no país
O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta segunda-feira, 6, a visita oficial de uma comitiva da Agência Mundial Antidoping (WADA) à sede da entidade. O objetivo do encontro foi estreitar o diálogo e buscar uma maior aproximação entre as instituições e atletas para fortalecer o tema no Brasil, que é o único país da América do Sul com um laboratório credenciado pela WADA: o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD).
O Presidente do COB, Paulo Wanderley, ao lado dos Diretores de todas as áreas, recebeu o Presidente da WADA, Witold Banka; o Diretor-Geral, Olivier Niggli; o Diretor de Relações com as Agências Nacionais e Regionais de Controle de Dopagem, Tom May; e a Diretora Regional da América Latina, Maria José Cutri, além de seis representantes da Comissão de Atletas do COB. Em um primeiro momento a comitiva conheceu as instalações da entidade, e depois participou de uma reunião com a CACOB.
“O Comitê Olímpico do Brasil tem uma atenção muito especial com o tema Educação e Prevenção ao doping. A exemplo disto todas as nossas delegações quando viajam para as Missões do COB realizam cursos nesta área. Então, com a vinda da comitiva da WADA, podemos reforçar o nosso papel, apresentar nossas ações e estabelecer uma aproximação maior entre as instituições e atletas”, afirmou Paulo Wanderley.
“Esta é a primeira vez que visito o Brasil como presidente da WADA. Tivemos um excelente e importante debate sobre o que planejamos fazer e falar diretamente com os atletas, que são um dos nossos maiores stakeholders. Foi a chance também de ouvir as considerações e sugestões deles. Estou muito feliz que todos encontraram um tempo para dialogar conosco”, disse Witold Banka.