Logo
COB

COB se une ao Ministério da Igualdade Racial (MIR) para avançar no mapeamento de discriminação racial no esporte

Pesquisa “Racismo e Injúria Racial no Âmbito Esportivo”, do MIR, terá banco de dados em parceria com o COB, além da recomendação do curso do IOB “Esporte Antirracista: todo mundo sai ganhando”

Por Comitê Olímpico do Brasil

20 de nov, 2025 às 09:15 | 2min de leitura

Compartilhe via:

Foto: Miriam Jeske/COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) se juntaram para avançar no mapeamento de discriminação racial no esporte e, unidos, trabalharem ainda mais por um Movimento Olímpico antirracista. A primeira prova prática dessa parceria é o suporte do COB à pesquisa “Racismo e Injúria Racial no Âmbito Esportivo”, iniciativa que busca mapear, compreender e enfrentar situações de discriminação dentro do ambiente esportivo. A pesquisa está disponível para participação de atletas, treinadores, dirigentes e demais profissionais do setor.

“O COB enxerga essa iniciativa como fundamental para o fortalecimento de estratégias capazes de promover ambientes mais saudáveis, acolhedores e verdadeiramente inclusivos no ecossistema esportivo. O esporte deve ser um espaço de respeito, igualdade e oportunidades, e estamos muito orgulhosos em começar essa parceria com o Ministério da Igualdade Racial”, disse Marco La Porta, Presidente do COB.

“Precisamos pensar junto com torcedores, pesquisadores, esportistas e todas as pessoas que possam contribuir para um jogo justo, sem racismo em campo ou fora dele”, defendeu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

O estudo integra o Projeto Gente Negra – “Reconstrução e Desenvolvimento”, voltado à produção e análise de dados que contribuam para políticas públicas de promoção da igualdade racial. Além de quantificar os registros, o levantamento também busca analisar como essas práticas se manifestam, seja de forma verbal, gestual ou institucional e compreender as consequências psicológicas, sociais e profissionais para as vítimas.

“O lançamento desta pesquisa é um passo essencial para fortalecer a nossa atuação conjunta no enfrentamento ao racismo no esporte. O Ministério do Esporte trabalha para garantir ambientes esportivos seguros, respeitosos e acessíveis. Para isso, precisamos de dados consistentes, que nos permitam compreender a realidade vivida por atletas, torcedores e profissionais do setor. Convidamos a sociedade a participar”, celebra André Fufuca, ministro do Esporte. 

A pesquisa visa um panorama detalhado das experiências vividas e por diferentes atores do sistema esportivo quanto às ações de combate e prevenção existentes nas entidades do país. E, a partir disso, identificar em quais áreas avançar com políticas públicas sólidas para combater o racismo no esporte e transformar a cultura esportiva brasileira.

Ao final da pesquisa, o COB tem um de seus cursos do Programa Esporte Seguro recomendados como referência para os participantes. Desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do COB, “Esporte Antirracista: todo mundo sai ganhando” é gratuito, e foi organizado com a mentoria da filósofa, mestra e ativista na luta antirracista Djamila Ribeiro, com a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO).

Em uma carga-horária de 30 horas, o curso está dividido em três módulos e é destinado a atletas, treinadores, gestores, profissionais das ciências esportivas e apaixonados pelo esporte, da iniciação esportiva ao alto rendimento. O curso está disponível para todas as pessoas em: https://www.cob.org.br/cultura-educacao/cursos-do-iob


 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS