Campeão brasileiro, Luan San aumenta expectativa pelo breaking em Paris 2024: 'Vamos chegar com um nível muito bom'
B-boy comemora crescimento do esporte e vê país em condições de conseguir bons resultados nos Jogos Olímpicos

Luan San vem se consolidando nos últimos anos como um dos principais nomes do breaking nacional. E na última semana ele alcançou mais um objetivo que o coloca nesse patamar: o título Campeonato Brasileiro, o primeiro desportivo da modalidade no país.
Uma conquista que, segundo ele, coroa o trabalho que vem realizando há muitos anos no cenário do breaking.
"Importância do título é porque era pra ser isso mesmo, eu estava muito preparado, como fiz nos últimos anos. Meu foco é sempre esse. Me sinto como uma missão cumprida do processo que venho tendo há muito tempo", analisou.
+ O COB está noTelegram! Clique aqui e se inscreva!
+ Canal Olímpico doBrasil: acompanhe as transmissões ao vivo e confira o conteúdo especial
Esse processo conta com feitos importantes para o breaking brasileiro, não só em conquistas, mas sendo também pioneiro em participações em competições importantes pelo mundo, como mundiais e eventos-teste para os Jogos Olímpicos.
E um de seus grandes objetivos agora é repetir esse tipo de marca, mas em uma competição ainda mais especial: Paris 2024. Ele se mostra confiante não só na classificação, mas também com a possibilidade de fazer um bom papel.
"A expectativa sempre aumenta, ainda mais com esse ouro no primeiro Brasileiro com o breaking estando nos Jogos Olímpicos. Mas eu já venho de um processo longo. Em 2019 eu fui o único brasileiro a representar o Brasil na China, em um teste para as Olimpíadas. O Brasil não tinha confederação ainda. Depois fui para a Suíça, para Paris, cheguei em quarto lugar no Mundial, fui o primeiro a estar no World Games...", disse.
"Já venho de um processo, com muito empenho, dedicação e foco. Quanto mais resultados eu tiver, mais aumenta minha expectativa pra 2024. Vou me preparar cada vez mais para representar nosso país", falou.
E o torcedor brasileiro pode se preparar. Segundo Luan, há vários outros b-boys e b-girls em condições de representar o país nos Jogos Olímpicos.
"O nível do Brasil é ótimo. Meu grupo é o primeiro brasileiro a ter títulos internacionais. Ainda há outros que representam muito bem o país. A gente vai conseguir chegar lá com um nível muito bom, buscando nossa medalha. Pode ficar tranquilo que o Brasil está em boas mãos no breaking".
Com a entrada nos Jogos Olímpicos programada para 2024, o breaking tem se tornado cada vez mais popular, ganhando admiradores e praticantes. Luan San comemora o crescimento e espera que isso seja constante na modalidade.
"Quero que ele cresça cada vez mais. Desde que comecei a dançar, o crescimento é muito grande. Agora, estando nos Jogos Olímpicos, está criando um impacto nas pessoas. Muitos estão ansiosos pela chegada. O breaking está muito estruturado, vamos chegar muito fortes em Paris. Tomara que aumente o número de pessoas querendo representar depois de 2024. Queremos que as pessoas conheçam cada vez mais o breaking. Só vejo crescimento pro futuro, tanto no modo cultural como no modo olímpico. Isso vai ser muito bom, inclusive na parte financeira", completou.