Logo
Comissão de Atletas

CACOB realiza Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro

Encontro reuniu 42 representantes dos atletas no Rio de Janeiro para debate sobre questões como direitos e deveres, comportamento das redes sociais e Compliance, entre outras

Por Comitê Olímpico do Brasil

18 de nov, 2021 às 17:05 | 2 min de leitura

Compartilhe via:

A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) abriu nesta quinta-feira, 18/11, o II Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro. O evento realizado pelo COB reuniu 42 representantes dos atletas de 30 Confederações Nacionais de esportes olímpicos e contou com a presença do presidente da entidade, Paulo Wanderley, e com o diretor-geral e campeão olímpico, Rogério Sampaio. Outros membros das Comissões de Atletas tiveram a oportunidade de acompanhar a reunião virtualmente. O Fórum tem como objetivo a troca de informações e o fortalecimento da representação dos atletas na gestão esportiva.

“Teremos mais um ciclo de muito trabalho, movido por um desejo enorme de participar de muitos momentos de conquistas e crescer ainda mais como representante dos atletas. Formamos um grupo pequeno, mas que tem a grande responsabilidade de ser voz. Por isso, temos que estar muito embasados sobre nossos direitos, deveres, competências e responsabilidades, bem como sobre quais caminhos seguir, atuando sempre de maneira ética em prol do segmento mais importante do esporte e do Movimento Olímpico – os atletas”, disse Yane Marques, medalhista olímpica e presidente da Comissão de Atletas do COB. “O amadurecimento dessas Comissões é fruto do trabalho junto ao COB nos últimos anos. A gente precisa viver esses momentos para construir juntos e dar, cada vez melhor, a nossa contribuição pra o esporte. Vamos desfrutar desse Fórum que foi feito por nós e pra nós”.

“O quórum desse Fórum mostra que estamos unindo discurso e prática. Sempre tivemos a fala de envolver os atletas, de participar, de interagir e isto está acontecendo. O esporte brasileiro está numa caminhada de boa administração, de boas práticas de governança que não tem mais retrocesso. Cada vez mais compartilhando as nossas vontades e interesses em prol do desenvolvimento do esporte do Brasil com os membros da CACOB e das CAs das Confederações. Não estamos acima e nem abaixo, estamos lado a lado. Essa é a minha visão. Se erramos, erramos todos. Se acertamos, acertamos todos. Vim com o objetivo de abrir mais espaço e o resultado prático está aí, disse o presidente Paulo Wanderley Teixeira.

O evento começou na tarde desta quinta e contou com uma série de apresentação. A CACOB apresentou seus integrantes, como funcionam as reuniões e a organização da entidade, a “Missão, Visão e Valores” da entidade, as ações que foram realizadas, dentre outras coisas. Em seguida, o diretor-jurídico do COB, Luciano Hostins, apresentou a palestra Comissão de Atletas e seus Direitos, mais especificamente sobre o Artigo 18-A da Lei 9615/98, a Lei Pelé. Nelson Valsoni, Compliance Officer do COB, deu uma visão geral do programa de Compliance, que trata da conduta ética nas relações, os canais para relatar desvios, os processos e consequências, finalizando o dia.

“Sempre muito importante estar por dentro e atualizado em relação aos nossos direitos e deveres como atleta, não só pensando no presente, mas também no futuro. Se hoje temos esses direitos foi porque alguém já brigou pela gente antes. Agora chegou o momento de nos atualizarmos para melhorar a situação no presente e para construirmos algo para as próximas gerações também”, disse a campeã olímpica e integrante da Comissão de Atletas da CBJ, Rafaela Silva.

“O Fórum está sendo uma excelente oportunidade para nos capacitar e entender o potencial da nossa atuação - inclusive previsto por lei - dentro das Confederações, através das Comissões de Atletas. Para mim, na minha primeira gestão como membro e como presidente do Conselho de Atletas da CBVela, é uma experiência imprescindível”, disse a velejadora Gabriela Nicolino.

O Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro - Edição 2021 chega ao fim nesta sexta, 19/11, com uma apresentação do diretor de esportes, Jorge Bichara, sobre o “Encerramento do Ciclo 2017-2020 e as Perspectivas Jogos Olímpicos Paris 2024”. Por fim, os integrantes da Comissão de Atletas do COB falarão sobre o “Processo de resolução de problemas dentro da CACOB” e farão uma apresentação de casos práticos que foram enfrentados durante o primeiro ano de atuação dos representantes eleitos para o ciclo Paris 2024.

A CACOB - A formação do quarto colegiado da CACOB foi histórica em vários aspectos, desde o começo. Pela primeira vez todos os integrantes da CACOB foram escolhidos por voto. Nada menos que 374 atletas votaram, mais que o dobro da participação registrada em 2016, para escolher 25 representantes entre 62 candidatos, um outro recorde.

Os integrantes da CACOB são Yane Marques (pentatlo moderno), presidente; Fabiano Peçanha (atletismo), vice-presidente; Diogo Silva (taekwondo); Poliana Okimoto (desportos aquáticos); Gustavo Guimarães (desportos aquáticos); Rodrigo Santana (vôlei); Eduarda Amorim (handebol); Adriana Aparecida da Silva (atletismo); Beatriz Futuro (rugby); Thiagus Petrus (handebol); Lucas Duque (rugby); Fernanda Ferreira (remo); Iziane Marques (basquete); Francisco Barretto Júnior (ginástica); Edson Bindilatti (desportos no gelo); Bárbara Seixas (vôlei); Juan Nogueira (boxe); Emerson Duarte (tiro esportivo); Arthur Zanetti (ginástica); Ana Sátila (canoagem) e Jaqueline Mourão (ciclismo/esqui) entre os que disputaram alguma das últimas duas edições de Jogos Olímpicos de Verão ou Inverno. E Hortência Marcari (basquete); Jefferson Sabino (atletismo); Clodoaldo Lopes do Carmo (atletismo); e Joana Cortez (tênis) entre os atletas que competiram em Jogos anteriores a Londres 2012.

A Comissão de Atletas tem 13 homens e 12 mulheres. Existiu um recorte para garantir a equidade de gênero entre os eleitos, já que foram escolhidos os 10 homens e 10 mulheres mais votados, além do campeão de votos (Diogo Silva), entre os atletas que participaram das últimas edições de Jogos, e os dois homens e duas mulheres mais votadas entre os esportistas que participaram de Jogos anteriores a 2012. Houve também um limite máximo de dois atletas por Confederação entre os atletas que tenham participado de Londres 2012, Sochi 2014, Rio 2016 e/ou PyeongChang 2018 e também de dois atletas por Confederação entre os quatro que tenham participado exclusivamente de Jogos anteriores a Londres 2012. Assim, 16 das 35 Confederações Olímpicas estão representadas na CACOB.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS