Brasil mantém hegemonia no hipismo e é ouro por equipes nos saltos em Assunção
Grupo conquista vaga para Santiago 2023, e Stephan Barcha fecha dia liderando classificação do individual

Hegemônico no adestramento, o Brasil também iniciou as disputas por medalhas dos saltos no topo do pódio. Depois de liderar o primeiro dia das classificatórias, nossos cavaleiros repetiram o desempenho neste domingo (9) e faturaram o ouro por equipes mistas, garantindo ainda a vaga para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Argentina e Chile foram prata e bronze, respectivamente.
A equipe brasileira no Clube Hípico Paraguaio foi formada por Stephan Barcha, José Roberto Reynoso, Marcello Ciavaglia e Guilherme Foroni (Fabio Grillo foi o reserva). Barcha foi o último a se apresentar no percurso. Foi ainda melhor do que na primeira passagem, quando não havia derrubado obstáculos, mas havia estourado o tempo em 30 centésimos, recebendo uma falta. Na segunda vez foi impecável e selou a conquista brasileira. A segunda volta de Foroni sequer foi necessária pelo descarte.
“Na primeira volta fiz um ponto de excesso. Na segunda volta deu para fazer uma nova avaliação do traçado, sair da falta pelo tempo. Todos os cavaleiros montaram super bem e conseguimos o título e a vaga para o Pan, que era o grande objetivo”.
“Foi muito satisfatório. Virei (na classificação) em primeiro no individual. Esta segunda-feira será um dia mais tranquilo para os cavalos, depois de terrem saltado dos dias. Terça é lutar na final individual. Se Deus quiser vamos conseguir, sendo bem otimista, ouro prata e bronze”, disse Barcha.
A medalha deste domingo solidificou ainda mais o domínio brasileiro no hipismo em Assunção. No adestramento o Brasil foi campeão por equipes e ainda conseguiu pódio triplo no individual. Paulo César dos Santos levou o ouro, Victor Ávila ficou com a prata e Vinicius Miranda da Costa faturou o bronze.