Carregando...
Jogos da Juventude

Transforma leva diversão e educação para alunos da rede pública de Aracaju

Centro de Convivências tem tarde de festa com o programa de promoção dos Valores Olímpicos do COB

Transforma leva diversão e educação para alunos da rede pública de Aracaju
Luiza Moraes/COB

Os Jogos da Juventude são direcionados a atletas de até 17 anos, ou seja, em sua grande maioria adolescentes de todo Brasil. O evento, porém, reserva espaço também para as crianças, nesse caso as de Aracaju, cidade-sede dos Jogos em 2022. Nesta quinta-feira, 8 de setembro, 150 delas estiveram no Centro de Convivências e puderam sentir a atmosfera de um grande evento multiesportivo. A ação é parte do Programa Transforma, que promove os Valores Olímpicos nas escolas. As crianças são alunos do ensino fundamental de escolas estaduais do Sergipe.

“O Transforma trabalha com a temática olímpica nas escolas, mas capacitando professores, entre outros objetivos. É algo que ocorre ao longo do ano. Aqui nós trazemos essas crianças para que elas possam vivenciar um pouco a atmosfera do esporte. Elas participam de clínicas esportivas, assistem palestras, se divertem, têm contato com os atletas. Enfim, elas podem ver uma amostra do que são os Jogos da Juventude, com pessoas de lugares bem diferentes do delas”, explica a coordenadora do programa nos Jogos, Mariana Ribeiro.

E foi o que aconteceu no Centro de Convivências. As crianças jogaram hóquei sobre grama, subiram na parede da escalada esportiva, folhearam livros na biblioteca, passearam pela exposição de mascote dos Jogos Olímpicos, brincaram de totó humano e lancharam. Os pontos altos foram a interação com a professora de português Carol Mendonça – embaixadora dos Jogos e do programa Transforma – que brincou de perguntas e respostas com os alunos e, principalmente, a hora em que apareceu a jaguatirica Bamba. A mascote dos Jogos da Juventude foi rodeada, abraçada, e dançou muito com as crianças.  

A programação infantil nos Jogos da Juventude não se resume ao Transforma. Há também o programa Você nos Jogos, que leva crianças – alunos da rede pública de ensino – a uma das instalações esportivas, onde acontecem as grandes competições, para assistirem de perto as disputas. Numa das visitas, 800 alunos da rede municipal acompanharam as provas de atletismo. 


Outras notícias + Lista completa